Translate

quarta-feira, 22 de junho de 2016

O QUE O ALCORÃO DIZ SOBRE DEUS



    O Alcorão é a última e definitiva revelação do Todo-Poderoso Allah (Deus). Ele revela sobre Si mesmo com grande lucidez de maneira que não admite outra interpretação, exceto a dos significados das palavras escritas. As palavras do Todo-Poderoso Allah e dos Seus profetas são palavras da Verdade. Sem dúvida, Suas palavras são claras, simples e auto-explicativas, sem confusão. Deus é o Criador dos céus e da terra, e Seu poder e conhecimento são ilimitados. Ele é o SENHOR, o Altíssimo e o Provedor de toda a criação. Portanto, os homens não devem deixar-se enganar por falsas ilusões de que pode haver outros deuses que não o Governante Supremo.

    Vamos refletir sobre o que o Alcorão diz sobre Allah (Deus), que possui Perfeitos Atributos condizentes apenas com a verdadeira Divindade, com o Único que é Transcendente:

“Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Louvado seja Deus, Senhor do Universo. Clemente, o Misericordioso, Soberano do Dia do Juízo. Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!” (Al-Fátiha 1:1-5, o Alcorão)

“Ó humanos, adorai o vosso Senhor, Que vos criou, bem como aos vossos antepassados, quiçá assim tornar-vos-íeis virtuosos. Ele fez-vos da terra um leito, e do céu um teto, e envia do céu a água, com a qual faz brotar os frutos para o vosso sustento. Não atribuais rivais a Deus, conscientemente.” (Al-Baqara 2:21-22, o Alcorão)

“Como ousais negar a Deus, uma vez que éreis inertes e Ele vos deu a vida, depois vos fará morrer, depois vos ressuscitará e então retornais a Ele? Ele foi Quem vos criou tudo quando existe na terra; então, dirigiu Sua vontade até o firmamento do qual fez, ordenadamente, sete céus, porque é Onisciente.” (Al-Baqara 2:28-29, o Alcorão) 

“Ele é o Originador dos céus e da terra e, quando decreta algo, basta-Lhe dizer: "Seja!”e ele é.” (Al-Baqara 2:117, o Alcorão)


“Deus! Não há mais divindade além d'Ele, o Vivente, o Autosubsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d'Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem a Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo.” (Al-Baqara 2:255, o Alcorão)

“... pois Deus concede a vida e a morte, e Deus bem vê tudo quando fazeis.” (Al-Imran 3:156, o Alcorão)


“Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres. Temei a Deus, em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Deus é vosso Observador.” (Al-Nissá 4:1, o Alcorão)

“... Adorareis, em vez de Deus, ao que não pode prejudicar-vos nem beneficiar-vos, sabendo (vós) que Deus é o Oniouvinte, o Sapientíssimo?” (Al-Máida 5:76, o Alcorão)

“Dize: Tomareis por protetor outro que não seja Deus, Criador dos céus e da terra, sendo que é Ele Quem vos sustenta, sem ter necessidade de ser sustentado? Dize ainda: Foi-me ordenado ser o primeiro a abraçar o Islam; portanto, não sejais dos idólatras.” (Al-An’am 6:14, o Alcorão)

“Atribuíram-Lhe parceiros que nada podem criar, uma vez que eles mesmos são criados. Nem tampouco poderão socorrê-los, nem poderão socorrer a si mesmos.” (Al-A’raf 7:191-192, o Alcorão)

“Deus! Não há mais divindade além d'Ele! Seus são os mais sublimes atributos.” (Ta-Ha 20:8, o Alcorão)

“Ainda: Quem origina a criação e logo reproduz? E quem vos dá o sustento do céu e da terra? Poderá haver outra divindade em parceria com Deus? Dize-lhes: Apresentai as vossas provas, se estiverdes certos. Dize: Ninguém, além de Deus, conhece o mistério dos céus e da terra. Eles não se apercebem de quando serão ressuscitados.” (Al-Naml 27:64-65, o Alcorão)


“A Deus pertence tudo quanto há nos céus e na terra, porque Deus é o Opulento, o Laudabilíssimo.” (Luqman 31:26, o Alcorão)

“Todos os que estão nos céus e na terra O invocam. A cada dia Ele está ocupado em uma nova obra.” (Ar-Rahman 55:29, o Alcorão)

“Ele é Deus; não há mais divindade além d'Ele, Soberano, Augusto, Pacífico, Salvador, Zeloso, Poderoso, Compulsor, Supremo! Glorificado seja Deus, de tudo quanto (Lhe) associam!” (Al-Haxr 59:23, o Alcorão)

“Ele foi Quem vos criou; e entre vós há incrédulos, assim como há fiéis, contudo, Deus bem vê tudo quanto fazeis.” (Al-Taghábun 64:2, o Alcorão)


“Dize: Ele é Deus, o Único! Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ninguém é comparável a Ele!” (Al-Ikhlas 114:1-4, o Alcorão)



M. A. C. Cave
Traduzido por: R. S. Reinboldt

Revisão: Samir El Hayek

Nenhum comentário:

Postar um comentário