Translate

sábado, 18 de junho de 2016

A DOUTRINA DA TRINDADE É ENSINADA NA BIBLIA?



    Embora se pregue e se acredite que a Bíblia seja a Palavra de Deus, ela não contém a celebrada doutrina da Trindade. Se a doutrina da Trindade fosse verdadeira, deveria estar claramente apresentada na Bíblia porque precisamos conhecer a Deus e a maneira de como adorá-Lo.

    Nenhum entre os profetas de Deus, desde Adão até Jesus, teve o conceito da Trindade ou de um Deus Uno e Trino. Nenhum deles fez qualquer declaração, ainda que velada, com esse efeito; também não há qualquer referência tanto no Antigo como no Novo Testamento confirmando tal doutrina. É, portanto, estranho que nem Jesus , nem os seus discípulos falam sobre a Trindade na Bíblia. Pelo contrário, Jesus diz: “... o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor." (Marcos 12:29, na Bíblia). E de acordo com São Paulo: "Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem."
(Atos 2:22, na Bíblia)

    Os versos acima falam por si mesmos. Por que alguém deveria se preocupar com uma doutrina cheia de confusão, quando nem os estudiosos cristãos da mais alta eminência são capazes de interpretá-la ou explicá-la de forma inteligível?

    Jesus corretamente profetizou esse tipo de problema em (Mateus 15:8-9, na Bíblia): “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens.”
    Da mesma forma, ele foi seguido por São Paulo em (2 Timóteo 4:3-4, na Bíblia): " Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. "
    Também lemos em (Tito 1:16, na Bíblia): " Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra."

    No meio deste dilema, grandes mentes entre os cristãos esgotaram toda a lógica conhecida para dar alguma credibilidade à doutrina da Trindade, mas falharam miseravelmente e, posteriormente, declararam ser um mistério. No entanto, a adoração do Deus Todo-Poderoso não pode ser comprometida. Ele quer que o homem O adore de acordo com a Sua orientação divina. Sendo Ele Justo, segue-se que Sua justiça exige que a Sua mensagem deva ser clara e simples na forma. Seus ensinamentos como um todo, devem ser desprovidos de qualquer falha, superstição e confusão. Deve ser uma verdade absoluta que sempre pode suportar o desafio de qualquer tipo de conhecimento, incluindo descobertas humanas no campo da ciência. Uma vez que a doutrina da Trindade é um "mistério" por si só, como tal não pode ser considerada como divinamente inspirada. A Bíblia diz: "Porque Deus não é um Deus de desordem, mas de paz." (1 Coríntios 14:33, na Bíblia).


Sobre a escritura hebraica


A Enciclopédia de Religião admite:
"Os teólogos estão hoje de acordo que a Bíblia hebraica não contém a doutrina da Trindade". E a Nova Enciclopédia Católica também diz: "A doutrina da Santíssima Trindade não é ensinada no Antigo Testamento".

    Da mesma forma, em seu livro “O Deus uno e trino”, o jesuíta Edmund Fortman admite: "O Antigo Testamento não nos diz nada, explícita ou, por necessidade, implicitamente, sobre um Deus uno e trino, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Não há evidência de que qualquer escritor sagrado jamais suspeitou da existência de uma (Trindade) dentro da Divindade... Até mesmo ver (no "Antigo Testamento") sugestões ou prenúncios, ou "sinais velados" da trindade de pessoas, é ir além das palavras e intenções dos escritores sagrados." 30


Sobre a escritura grega


   A Enciclopédia de Religião diz: "Os teólogos concordam que o Novo Testamento também não contém uma doutrina explícita da Trindade.”

O Jesuíta Forman afirma:... "Os escritores do Novo Testamento nos dão nenhuma doutrina formal ou formulada da Trindade, nenhum ensinamento explícito de que em um único Deus existem três pessoas divinamente co-iguais. Em nenhum lugar encontramos alguma doutrina trinitária de três sujeitos distintos de vida divina e atividade no mesmo Deus.”

    O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento da mesma forma afirma: "O Novo Testamento não contém a desenvolvida doutrina da Trindade.” “A Bíblia não contem a expressa declaração de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são de essência igual”, disse o teólogo protestante Karl Barth.

    O historiador Arthur Weigall declara: "Jesus Cristo nunca mencionou tal fenômeno, e em nenhum lugar no Novo Testamento, a palavra ‘Trindade’ aparece. A idéia só foi adotada pela Igreja 300 anos após a morte do nosso Senhor.” (O Paganismo no Nosso Cristianismo) 31



Footnotes:
30 Ibid, p. 6.
31 Ibid, p. 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário