Translate

sexta-feira, 17 de junho de 2016

A DOUTRINA DA TRINDADE NÃO ERA PREGADA PELOS PRIMEIROS CRISTÃOS



    A expressão "Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo" não é apenas o sinônimo de cristianismo, mas o núcleo da fé cristã. No entanto, esta crença, considerada como a fonte da religião cristã, não era conhecida ou defendida por Jesus ou pelos primeiros cristãos.
Padres Apostólicos e as gerações seguintes até o último quarto do século 4 dC., nunca pensaram em um Deus trino. Eles acreditavam em Um Criador Onipotente, Onisciente e Transcendente que deve ser adorado sozinho.

    Os seguintes autênticos relatos tomados de diferentes autoridades cristãs falam por si:

"A fórmula 'Um Deus em três Pessoas’ não foi solidamente estabelecida na vida cristã e na sua profissão de fé, até o final do século 4 dC. Mas é precisamente esta fórmula que tem a primeira reivindicação ao título do dogma trinitário. Entre Padres Apostólicos não havia nada que, nem remotamente, se aproximasse de tal mentalidade ou perspectiva.”27

    A doutrina da Trindade foi cunhada pelos cristãos cerca de 300 anos depois de Jesus . Os quatro Evangelhos canônicos, escritos entre 70 e 115 dC, não contém qualquer referência à Trindade. Mesmo
São Paulo, que incorporou muitas idéias estrangeiras ao Cristianismo, não sabia nada sobre o Deus Trino. A “The New Catholic Encyclopaedia” (tendo o Nihil Obstat e Imprimatur, indicando a aprovação oficial) admite que a doutrina da Trindade fosse desconhecida pelos primeiros cristãos e que foi formulada no último quarto do século 4:

"Se é difícil na segunda metade do século 20 oferecer uma descrição clara, objetiva e direta da revelação, doutrina, avaliação e elaboração teológica do mistério da Trindade, discussão trinitária, Católica Romana, bem como outras, apresentam uma silhueta um tanto instável.
Duas coisas aconteceram. Há o reconhecimento por parte dos exegetas e teólogos bíblicos - incluindo um número sempre crescente de católicos romanos - que não se deve falar de Trinitarismo no Novo Testamento sem qualificação séria. Há também o reconhecimento intimamente paralelo por parte de historiadores do dogma e dos teólogos sistemáticos de que, quando um fala de um Trinitarismo não qualificado, está passando do período das origens cristãs para, digamos, o último quadrante do século 4. “Foi só então que o que poderia ser chamado de ‘um Deus em três pessoas’, o dogma trinitário definitivo, tornou-se completamente assimilado na vida e no pensamento cristão.” 28

"No início, a fé cristã não era trinitária... Não era assim nas eras apostólica e sub-apostólica, como refletido no Novo Testamento e outros escritos cristãos primitivos." (Enciclopédia de Religião e Ética)

"Os primeiros cristãos, entretanto, inicialmente, não pensaram em aplicar a idéia (Trindade) para sua própria fé. Eles dirigiam suas devoções ao Deus Pai e Jesus Cristo, o Filho de Deus, e eles reconheciam o... Espírito Santo, mas não havia nenhum pensamento destes três como sendo uma Trindade real, co-iguais e unidos em Um.” (O Paganismo no Nosso Cristianismo) 29



Footnotes: 

27 The New Catholic Encyclopaedia (1967), Art. "The Holy Trinity," Volume 14, p. 299. (See – Mrs. Ulfat Aziz-Us-Samad: "Islam and Christianity", 1984, Presidency of Islamic Research IFTA and Propagation, Riyadh, Kingdom of Saudi Arabia p. 32.)
28 The New Catholic Encyclopaedia (1967), art. "The Holy Trinity," Vol. 14, p. 295. (See Ibid, p. 31).
29 Bible and Tract Society of Pennsylvania: Should You Believe in Trinity? (1989), Int'l. Bible Students Association Brooklyn, New York, U.S.A. P. 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário