Translate

terça-feira, 28 de junho de 2016

ARGUMENTOS ADICIONAIS REFUTANDO A DOUTRINA DA TRINDADE



    Nem uma vez Jesus é referido como "Deus, o Filho", mas apenas como o "Filho de Deus", cerca de 68 vezes no Novo Testamento da Bíblia, o que significava que ele não é de forma alguma Deus. Dizer que ambas as referências são uma e a mesma coisa em significado nega as regras da linguagem, deixando-as absolutamente inútil como um instrumento de comunicação.44
    Jesus teve o seu início, porque ele foi criado por Deus. Ele não era co-eterno com Deus ou co-igual com o Deus Todo-Poderoso em qualquer sentido. Ele sempre esteve sujeito à vontade de Deus e ainda continua estando.
    Ário definiu Deus como 'agenetos "- ou seja, a definitiva fonte da qual tudo deriva, mas a qual deriva de fonte alguma. Isto é o que distingue a essência de Deus da de todos os outros seres. O Logos (ou Verbo) do Evangelho de João deriva a sua existência de Deus e, portanto, não é Deus no sentido absoluto. 45
    A doutrina da Trindade é um claro desvio dos ensinamentos originais dos profetas de Deus. Adorar a Deus de acordo com a Sua Vontade significa rejeitar a doutrina da Trindade completamente. "Pois Deus não é Deus de confusão, mas de paz." (1 Coríntios. 14:33, na Bíblia)

    Assim, John Baker escreve que "Jesus não se via como um homem comum, nem como o Salvador do  mundo, e muito menos como um ser divino pré-existente vindo do céu." Ele admite que “Jesus estava
enganado sobre o programa que Deus planejou seguir” e passa a argumentar que "estar em erro sobre os detalhes do futuro" é uma "característica da condição humana" que "só poderia ser superada investindo Jesus com poderes sobre-humanos que poderiam de fato satisfazer os velhos e cansados sonhos do paganismo, mas absolutamente excluiria qualquer verdadeira encarnação de Deus." 46

    Percebendo esta verdade, John Hick, editor de "O Mito do Deus Encarnado", em seu Prefácio disse:

"A necessidade surge do crescente conhecimento das origens cristãs, e envolve o reconhecimento de que Jesus era como ele foi apresentado em Atos 2:22, ‘um homem aprovado por Deus’ para um papel especial dentro do propósito divino, e que a concepção posterior dele como Deus Encarnado, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade vivendo uma vida humana, é uma forma mitológica ou poética de expressar o significado dele para nós. " 47
 
     O credo cristão afirma que as "Três Pessoas" estão unidas em um só corpo (três em um Deus). Como pode qualquer membro da Trindade de Deus ser considerado completo quando, na realidade, cada um deles constitui apenas 1/3 da Divindade? É absurdo pensar que cada um é um Deus completo quando os três estão em um só ser e, assim, constituem um Deus.
    Novamente, quando Jesus estava na Terra, ele não era um Deus completo, nem era o "Pai no Céu" um Deus no todo, o que estaria em contradição com as palavras de Jesus . Ele diz em João 20:17, na Bíblia: "Eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus." Se Deus fosse três-em-um, quem era o Deus do Céu durante os três dias entre a alegada crucificação e a ressurreição? Quem era o Deus quando Jesus estava no ventre de Maria?
    Fosse esta doutrina o ensinamento de Jesus , ele teria afirmado isto em termos claros. Enquanto que, a palavra trindade não é nem mesmo escrita na Bíblia, mas em vez disso, Jesus disse em Marcos 12:29, na Bíblia: "... o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!"
    Muitos cristãos nunca pensaram nas implicações de um Deus três-em-um (a Trindade). Como Deus poderia ser adorado ou a sua vontade satisfeita quando não está claro quem é Deus?

"A filosofia nos diz que nenhum ser do qual outro ser pode vir, e existir como um indivíduo separado, e tornar-se igual, e parceiro, pode ser considerado perfeito. Atribuir um filho a Deus é negar a perfeição de Deus." 48

"Elevar Jesus ao nível de Deus significa uma grave blasfêmia contra o único Deus verdadeiro, enquanto que
separar Jesus de Deus não o desacredita, mas apenas o coloca em sua nobre posição como um grande profeta e mensageiro de Deus."

“Ele foi Quem vos criou; e entre vós há incrédulos, assim como há crentes; contudo, Allah bem vê tudo quanto fazeis.” 49




MAIS EVIDENCIAS REFUTANDO A AFIRMAÇÃO DA DOUTRINA DA TRINDADE:



    “Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados por meu Pai.”
(Mateus 20:23, na Bíblia). Jesus por si mesmo não tem o poder ou a autoridade para conceder coisa alguma, exceto o que tenha sido decretado por Deus, a quem ele chama de "Pai".

    “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres.” (Mateus 26:39, na
Bíblia). Aqui Jesus procura a ajuda de seu Pai (Deus), enfatizando não ser pela sua vontade, mas pela Vontade de Deus. É evidente a partir disso que sua vontade é separada da de Deus.

    “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mateus 27:46, na Bíblia) "... Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito." (Lucas 23:46, na Bíblia), tais palavras como "Meu Deus!” só vem de alguém
que está aflito. E se Jesus era Deus, então por quem ele fora abandonado? Por ele mesmo? Isto soa ridículo. Deus não precisa submeter-se a outro Deus.

    "Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus." (Marcos 10:18, na Bíblia). Jesus salientou que ninguém é maior em bondade ou retidão salvo Deus. Desassociando-se, assim, da
Divindade.

    "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai." (Marcos 13:32, na Bíblia) - Se Jesus fosse realmente igual a Deus ou parte da Trindade, ele saberia o que o Pai sabia.

"Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo..." (João 5:19, na Bíblia)

"Eu nada posso fazer de mim mesmo..." (João 5:30, na Bíblia)

"O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou." (João 7:16, na Bíblia)


    Nas três declarações citadas acima, Jesus deixou claro não ter nenhuma autoridade ou poder investido nele, e que o que pregava era de Deus.

    "... o Pai é maior do que eu." (João 14:28, na Bíblia) - Esta afirmação categoricamente nega a doutrina da Trindade uma vez que ambos são de natureza diferente, sendo um maior que o outro.

    "Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17:3, na Bíblia). Deus nunca foi referido por Jesus no plural, a quem se dirigia como
Pai.

    "Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês.” (João 20:17, na Bíblia) Jesus não era Deus, porque ele tinha seu próprio Deus a quem ele chamava de "Pai".

    "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito..." (João 3:16, na Bíblia). Se Jesus fosse uma parte da Trindade, quando todos os três são co-eternos, sem princípio nem fim, e co-iguais, como ele poderia ser o filho e, ao mesmo tempo ter a mesma idade que seu pai? (Ver Mateus 1:18;. Lucas 1:26 e 1 João 4:9, todos na Bíblia)

     "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus." (1 Timóteo 2:5, na Bíblia): A declaração é autoexplicativa que Deus e Jesus são distintos um do outro.

    "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer." (Apocalipse. 1:1, na Bíblia). O Deus verdadeiro é Onisciente, portanto, isso dissipa a
teoria da Trindade.



Footnotes:
44 Victor Paul Wierwille: "Jesus Christ is not God", American Christian Press, The Way International, (1975) New Knoxville, Ohio, p. 5
45 John Hick: "The Myth of God Incarnate", SCM PRESS LTD., 58 Bloomsbury Street, London WC1, Sixth impression 1981, under the title: "A Cloud of Witnesses", by Francis Young, p. 26. (Tradução livre)
46 John Hick: "The Myth of God Incarnate", SCM PRESS LTD., 58 Bloomsbury Street, London WC1, Sixth impression 1981, p.6, under the title: "Christianity Without Incarnation", by Maurice Wiles. (Tradução livre)
47 Ibid, 3rd par, p. 1. (Tradução livre)
48 Cf. Berson, The Creative Evolution, Modern Library. (Tradução livre)
49 At-Taghabun, 64:2, no Alcorão

Nenhum comentário:

Postar um comentário