Translate

sexta-feira, 17 de junho de 2016

FATORES QUE INFLUENCIARAM A DOUTRINA DA TRINDADE



    Os fatores que influenciaram a formulação da doutrina da Trindade foram resumidos pela Watchtower e Bible Tract Society of Pennsylvania, em 1989, no que pode ser considerado como precursor da doutrina da Trindade:
   Em todo o mundo antigo, desde a Babilônia, a adoração de deuses pagãos agrupados em trios era comum. Esta prática também foi prevalente antes, durante e depois de Cristo no Egito, Grécia e Roma. Após a morte dos apóstolos, tais crenças pagãs começaram a invadir o cristianismo.
    O historiador Will Durant observou: "O cristianismo não destruiu o paganismo, mas o adotou... Do Egito vieram as idéias de uma trindade divina..." E no livro de religião egípcia, Siegfried Morenz comenta: “A Trindade foi uma das principais preocupações dos teólogos egípcios... Três deuses são combinados e tratados como sendo único, dirigido no singular. Desta forma, a força espiritual da religião egípcia mostra ligação direta com a teologia cristã."
    Assim, em Alexandria, clérigos egípcios, como Atanásio, do final do terceiro e início do quarto século, refletiam essa influência que formulara ideias que levaram à Trindade. Influência que se propagou tanto que Morenz considera a "teologia Alexandrina como o intermediário entre a herança religiosa egípcia e o cristianismo."
 
    Na Enciclopédia de Religião e Ética, James Hasting escreveu: "Na religião indiana, por exemplo, encontramos o grupo trinitário de Braham, Shiva e Vishnu; na religião egípcia, o grupo trinitário de Osíris, Isis e Hourus... Não é apenas em religiões históricas que encontramos Deus visto como uma Trindade. Recordando em particular o ponto de vista neo-platônico do Supremo ou da Realidade Absoluta. Que é ‘trinitariamente’ representado."
    A Enciclopédia New Schaff-Herzog de Conhecimento Religioso mostra a influência dessa filosofia grega: "As doutrinas do Logos e da Trindade receberam a sua forma de padres gregos, que foram muito influenciados, direta ou indiretamente, pela filosofia platônica... os erros e corrupções que infiltraram na Igreja a partir desta fonte não podem ser negados."
    A Igreja dos Primeiros Três Séculos diz: "A formação da doutrina da Trindade foi gradual e comparativamente tardia;... teve sua origem em uma fonte inteiramente estranha daquela das Escrituras judaicas e cristãs;... Ela cresceu, e foi enxertada no cristianismo, pelas mãos de padres platonizadores." 23
    Esculturas de deuses com três faces foram encontradas em várias partes do mundo, por exemplo: Kampuchea, Trina divindade budista, século 12 d.C.; Itália, Trindade, século 15 d.C.; Noruega, Trindade (Pai, Filho, espírito Santo), século 13 d.C.; França, Trinity, século 14 d.C.; Alemanha, Trindade, século 19 d.C.; Índia, Trina divindade hindu, século 7 d.C.; Falmyra S., Tríade do deus da lua, Senhor dos Céus, deus do sol, século 1 d.C.; Babilônia, Tríade de Ishtar, Sin, Shamash, segundo milênio a.C. e Egito, Tríade de Horus, Osiris, Isis, segundo milênio a.C. 24


Footnotes: 
23 Bible and Tract Society of Pennsylvania: Should You Believe in Trinity? (1989), Int'l. Bible Students Association Brooklyn, New York, U.S.A. P. 11.
24 Ibid, p. 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário