Translate

sexta-feira, 17 de junho de 2016

JUSTIFICATIVA DA TRINDADE PELOS TRINITARIANOS



    Gigantes da cristandade, numa tentativa de resgatar a Trindade, tentaram todos os meios disponíveis para justificar a doutrina. No entanto, depois de esgotar todas as lógicas conhecidas e razões humanas, falharam miseravelmente e declararam ser um "mistério". A seguir estão algumas das declarações dadas pelos chefes das Igrejas, eminentes teólogos cristãos e escritores conhecidos que vieram com ousadia para defendê-la com temeridade:

"A Santíssima Trindade é um mistério no sentido mais estrito da palavra. Pois razão não pode provar a existência de um Deus Trino que a Revelação ensina. E mesmo depois que a existência do mistério foi-nos revelada, continua a ser impossível para o intelecto humano compreender como as Três Pessoas são colocadas em uma natureza divina." 25

    Os estudiosos católicos Karl Rahner e Herbert Vorgimler declararam em seu Dicionário Teológico: "A Trindade é um mistério no sentido estrito, que não poderia ser conhecido sem revelação, e mesmo após a revelação não pode tornar-se totalmente inteligível..."

"Um Dogma tão misterioso pressupõe uma revelação divina." (A Enciclopédia Católica) 

"Deus é um só, e Deus é três. Como não há nada semelhante na criação, não podemos entendê-lo, mas apenas aceitá-lo." (Monsenhor Eugene Clark)

"Sabemos que é um mistério muito profundo, que nós não começamos a entender." (Cardeal John O'Connor)

"O mistério insondável da Trindade de Deus." (Papa João Paulo II) 26


Footnotes:

25 Rev. J.F. De Groot, Catholic Teaching, p, 101. (See – Mrs. Ulfat Aziz-Us-Samad: "Islam and Christianity", 1984, Presidency of Islamic Research IFTA and Propagation, Riyadh, Kingdom of Saudi Arabia p. 30)

26 Bible and Tract Society of Pennsylvania: Should You Believe in Trinity? (1989), Int'l. Bible Students Association Brooklyn, New York, U.S.A. P. 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário