Translate

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Os Direitos da criança no Islam

    Para garantir à criança uma série de direitos, o Islã instrui os muçulmanos a observar uma atitude correta mesmo antes do nascimento da criança. Após o nascimento de uma criança, o primeiro procedimento é lhe dar um banho e vesti-la. Depois disso a mensagem da Unicidade de Allah e da profecia de Muhamad (SAWS) deve alcançr a criança através da repetição do "Azaan" ( o chamado para a oração no Islam) em seu ouvido direito. 
    Além disso, existem alguns direitos básicos da criança que são estabelecidos no Islã, que são: 


Al Ta'am - Alimentação: os pais têm o dever de alimentar seus filhos. Durante a gravidez a mãe deve observar cuidadosamente os alimentos e substâncias que ingere ou que possam prejudicar o bebê. Este é um direito do feto. Após o nascimento é obrigatório para a mãe muçulmana amamentar seu bebê até os 2 anos de idade. Além da alimentação em si, laços de afeição entre a mãe e o bebê são fortalecidos. A criança não deve ser privada destes benefícios e apenas nos casos em que a mãe não consegue amamentar o bebê deve-se recorrer a alimentos industrializados ou  amas de leite.
 Neste caso deve-se cuidar para que apenas ingredientes permitidos no Islã estejam contidos nestes alimentos. Segundo um "hadith" do profeta (SAWS):"É pecado suficiente para uma pessoa não cuidar daqueles cuja alimentação é sua responsabilidade". 

Al Himayah - Proteção: é obrigação dos pais proteger seus filhos do perigo e de conceitos e idéias negativas que possam afetar seu caráter ou personalidade, veiculados através de televisão, influência na escola, nas ruas, internet ou outro meio qualquer. A criança deve ser protegida de tudo que possa significar perigo a ela.

Al Tilbaba - Medicação: os pais devem se assegurar de que é dada à criança a medicação correta para protegê-los de doenças e cuidar corretamente de seus filhos quando estes estiverem doentes.

Al Malbas - Vestimenta: a criança tem direito a receber roupas adequadas à sua idade e ao seu sexo e que também sejam adequadas à estação do ano. 

Em casos de pais divorciados o pai deve suprir as necessidades de seus filhos.

Al Nasab - Linhagem: a criança tem direito de saber quem são seus pais e de ser reconhecida, ajudada e protegida por eles.

Al Deen - Religião: ao chegar aos 7 anos de idade, que é chamada no Islam de "idade de Tamiz" ou idade da distinção ou discernimento, a criança muçulmana deve ser ensinada a fazer suas orações e outros ensinamentos básicos da religião. 

Al Isem - Nome: é um direito da criança receber um nome islâmico adequado, preferencialmente até o sétimo dia de vida. A escolha de um bom nome deve ser feita com a "nyia" (intenção) de que a criança seja abençoada com as bênçãos relacionadas ao nome. É proibido escolher nomes vinculados a "shirk" (idolatria), que vinculem o prefixo "Abd", que significa "servo de" a outros nomes que não sejam os nomes e atributos de Allah e também adotar nomes pomposos ou que indiquem uma auto-glorificação

Al Tazweej - Casamento: os pais devem se certificar que seus filhos se casem com pessoas religiosas e portanto não devem recusar ou oferecer obstáculos para o casamento de seus filhos sem razão. O profeta Muhamad (SAWS) disse:"Se um homem religioso vier até você para casar com sua filha deixe-os casar, de outra forma haverá corrupção."
 É direito da criança ser educada dentro da maneira islâmica e que lhe sejam ensinadas boas maneiras. Educação e gentileza são parte da fé e estes conceitos devem ser passados para a criança ao longo de sua educação. E acima de tudo é direito da criança ser tratada com carinho e amor. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário