Translate

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Zaynab Bint Jahsh

Zaynab Bint Jahsh (Que Allah esteja Satisfeito com Ela)

🌸 Nome e Linhagem:🌸

A Mãe dos Crentes, Zaynab é a filha de Jahsh ibn Riab ibn Yavmur al-Asadiyyah que descendia de Banu al-Asad ibn Khuzaymah al-Mudriy. Uma mulher religiosa e piedosa. Além disso, ela era muito famosa por sua bondade e generosidade. Zaynab (que Allah esteja satisfeito com ela) era conhecida por sua nobreza e beleza, já que ela era uma das nobres mulheres de Meca e proeminentes damas dos Quraysh. Ela (que Allah esteja satisfeito com ela) era de sobrenome Umm al-Hakam. Além disso,  era a prima do Profeta (que a paz esteja com ele). Sua mãe é Umaymah bint Abd al-Muttalib ibn Hashim. Seu irmão, Abd Allah e sua irmã, Hamnah, estavam entre os primeiros muçulmanos. Seus tios eram Hamzah e al- Abbas, os dois filhos de Abd al-Muttalib, enquanto sua tia era Safiyyah (que Allah esteja satisfeito com ela). É digno de nota mencionar que seu nome pré-matrimonial era "Barrah", então, o Profeta (que a paz esteja com ele) renomeou seu nome Zaynab.


🌸Zaynab bint Jahsh - que Allah esteja satisfeito com ela:🌸

♥ Ela nasceu cerca de trinta anos antes da Hijrah do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele). Ela foi influenciada pelos ensinamentos de seu irmão, Abdullah bin Jahsh, a se converter ao Islam. Linda, inteligente, sábia e de nascimento nobre, ela era invejada por muitos. A crescente popularidade e influência do Islam despertou uma raiva imensa entre os Quraysh; os novos convertidos enfrentaram torturas indescritíveis. Alguns foram obrigados a deitar em leitos de carvão, enquanto outros foram arrastados nus pelas areias ardentes do deserto. Outros ainda estavam embrulhados em esteiras de palha e estendidos sobre a fumaça, para sufocá-los. Todos os dias viam novos métodos da arte de torturar essas pessoas que juraram fidelidade ao Allah.

♥ O único propósito era que eles desistissem da crença e das práticas do Islam. O Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) exortou seus seguidores e amigos a serem pacientes e corajosos, mas finalmente ele lhes deu ordens para migrar; primeiro para a Abissínia e depois para Al-Madinah. Sob a liderança de Abdullah bin Jahsh, a família Jahsh partiu. A caravana incluía o poeta cego Ahmad bin Jahsh, que era admirado por seu domínio linguístico. Ele escreveu um poema épico descrevendo em detalhes as torturas infligidas pelos coraixitas, as razões para a migração e os feitos heróicos dos muçulmanos. Este poema é considerado uma obra-prima da literatura árabe. O tempo passou pacificamente em Al-Madinah, e os laços entre os imigrantes e os Ansar, os habitantes originais criaram uma atmosfera de amor fraternal e carinho. Parecia que eles eram membros de uma família unida. O melhor indivíduo da sociedade não era nem senhor nem escravo, nem homem nem mulher, nem rico nem pobre, mas uma pessoa temente a Allah, de bom caráter e moral.

♥ No contexto de tal sociedade ideal, o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) sugeriu a seu primo Zaynab que ele decidira envolvê-la com Zayd bin Harithah, seu filho adotivo e um escravo liberto. Quando Zaynab ouviu isso ela ficou atordoada; ela disse a ele que era de uma família nobre e não estava disposta a se casar com um escravo liberto. Ela duvidava que eles pudessem se dar bem. Ele respondeu que havia escolhido Zayd para ela e ela deveria aceitá-lo. Antes que Zaynab pudesse responder, um verso foi revelada ao Profeta (que a paz e as bênçãos estejam sobre ele): "Não é para um crente, homem ou mulher, quando Allah e Seu Mensageiro decretaram um assunto que eles deveriam ter qualquer opnião em sua decisão. E quem descrê de Allah e Seu Mensageiro, ele de fato se desviou em um erro plano." [Nobre Alcorão capitulo 33 verso 36]

Assim Zaynab e Zayd eram casados, mas separados como eram de origens sociais totalmente diferentes. Zaynab era parcial e desde o início as relações eram sempre tensas. Zayd achava que o respeito e a importância que um marido deveria receber de sua esposa nunca lhe eram dados. Desapontado em seu casamento, ele foi ao Profeta (paz e bênçãos estejam com ele) e disse a ele que estava muito chateado, pois ele e Zaynab pareciam totalmente incompatíveis. O conselho que ele recebeu de seu mentor, Allah incorporou no Noble Quran, "Mantenha sua esposa para si mesmo, e tema a Allah". [Nobre Alcorão capitulo 33 verso 37] Mas apesar de todos os melhores esforços, o casamento não deu certo e, finalmente, ele se divorciou de Zaynab.

♥ Os árabes achavam que era errado um homem se casar com a viúva ou divorciada de seu filho adotivo. Allah queria abolir esse costume incivilizado, então Ele enviou o Anjo Jibril para dizer ao Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) em segredo que Zaynab um dia seria sua esposa. Ele estava muito angustiado, pois era contra a norma aceita de comportamento, temia a censura social e ficou muito envergonhado. Mas a decisão foi tomada nos céus por Allah e logo ele recebeu a revelação: "E (lembre-se) quando você disse a ele (Zayd bin Harithah) sobre quem Deus concedeu graça (guiando-o para o Islam) e você fez favor (manumulando ele):" E [lembre-se, ó Muhammad], quando você disse àquele a quem Deus concedeu favor e lhe concedeu favor: "Guarde sua esposa e ame a Allah", enquanto você escondeu dentro de si mesmo aquilo que Allah deve revelar. E você temia o povo, enquanto Allah tem mais razão em você temê-Lo. Então, quando Zayd não tinha mais necessidade dela, nos casamos com ela para que não houvesse sobre os crentes qualquer desconforto em relação às esposas de seus filhos adotivos, quando não mais precisassem deles. E sempre é o comando de Allah realizado.". [Nobre Alcorão capitulo 33 verso 37]

♥ Quando Zaynab completou seu período de espera, o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) lhe enviou uma proposta através de Zayd bin Harithah. Quando ele foi até ela, ela estava amassando massa; mantendo as costas viradas para ela, ele deu a ela a mensagem do Profeta, que ele queria que ela se juntasse ao seleto grupo das Mães dos crentes. Ela disse que não poderia responder imediatamente, mas teria que consultar seu Criador. Ela começou a orar a Allah por orientação. Ela ainda estava no meio de sua oração, quando o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) recebeu uma revelação de que o casamento já havia sido realizado nos Céus pelo próprio Allah. Depois dessa ordem celestial, o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) foi imediatamente a Zaynab sem observar nenhuma das formalidades que foram observadas com conhecidos e amigos. Ele não a informou antecipadamente nem pediu permissão. Há alguns pontos excepcionais a serem observados em relação a este casamento: Apenas a ordem do Alcorão foi baseada como guardião ou testemunha. Ele aboliu um costume bárbaro que equacionava uma relação de sangue com uma adotiva; em que o pai não podia casar com a ex-mulher ou viúva de um filho adotivo. Zaynab costumava dizer com muito orgulho à outra Mãe dos Crentes que seu casamento havia sido realizado não por sua família, mas por Allah acima dos Céus com Seu amado Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele).

♥ Quando os hipócritas criticaram o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) para este casamento, Allah respondeu: "Não há culpa no Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) naquilo que Allah tornou legal para ele. Esse tem sido o caminho de Allah com aqueles que já faleceram (os Profetas). E o Comando de Allah é um decreto determinado. Aqueles que transmitem a Mensagem de Allah e O temem, e não temem ninguém a não ser Allah. E Suficiente é Allah como um Acionador de Contas. " [Nobre Alcorão capitulo 33 versos 38-39]

♥ E para esclarecer os pontos mais delicados ainda mais ele revelou o verso que mais uma vez fazem parte de Surah Al-Ahzab, "Muhammad não é o pai de nenhum de seus homens, mas ele é o Mensageiro de Allah e o último dos Profetas. E Allah está sempre ciente de tudo." [Nobre Alcorão capitulo 33 verso 40] Nessa ocasião, Allah revelou a ordem esclarecendo a posição dos filhos adotados como, "Nem ele fez de seus filhos adotivos seus filhos verdadeiros. Isso é apenas sua palavra com suas bocas. Mas Allah diz a verdade, e Ele guia para o Caminho (Certo). Chame-os (os filhos adotivos) por (os nomes de) seus pais, isso é mais justo com Allah ". [Nobre Alcorão 33 versos 4-5]

♥ Na ocasião deste casamento, Allah revelou revelação a respeito do Hijab e também deixou claro que nenhum homem poderia se casar com nenhuma das Mães dos Crentes depois do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele). Estes dois comandos foram revelados versos da mesma Surah: "Ó fiéis, não entreis na casas do Profeta, salvo se tiverdes sido convidados a uma refeição, mas não para aguardardes a sua preparação. Porém, se fordes convidados, entrai; e quando tiverdes sido servidos, retirai-vos sem fazer colóquio familiar, porque isso molestaria o Profeta e este se envergonharia de vós; porém, Allah não Se envergonha da verdade. E se isso será mais puro para os vossos corações e para os delas. Não vos é dado molestar o Mensageiro de Allah nem jamais desposar as suas esposas, depois dele, porque isso seria grave ante Allah." [Nobre Alcorão capitulo 33 verso 53]


🌸Zaynab bint Jahsh - Sua morte:🌸

♥ Aiishah diz que, em termos de valores e posição, Zaynab era igual a ela. Ela disse que nunca tinha visto qualquer outra pessoa que estava tão ansiosa para se aproximar de Allah para se aproximar Dele, ela era mais caridosa do que a maioria, e seu comportamento generoso com os parentes era impecável.
Quando Zaynab faleceu Aishah relembrou uma ocasião em que o Profeta (a paz e as bênçãos estejam com ele), disse que entre a Mãe dos Crentes, ela o encontraria primeiro com os braços mais longos. Zaynab era baixo comparado aos outros e, naturalmente, seus braços também eram mais curtos. Todas as senhoras tomaram essa afirmação literalmente e começaram a medir seus braços. Foi somente com a morte de Zaynab que eles perceberam o que isso significava. Isso realmente significava que a pessoa com os braços mais longos era a pessoa mais generosa ou liberal, que só pensava em como poderia beneficiar os outros. Houve uma profecia implícita nesta declaração, que ficou clara quando Zaynab faleceu. Isso significava que ela iria encontrá-lo no Paraíso antes dos outros. E ela faleceu antes que qualquer uma das outras esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele). Aishah diz que Zaynab trabalhou com as próprias mãos, e o que ela ganhou, assim, gastou em obras de caridade. Ela disse que era uma senhora direta e temente a Deus que praticava a abstinência. Todas as suas ações foram destinadas a agradar a Allah. Às vezes ela podia perder a calma, mas logo se arrependia e pedia perdão. Ela era muito pura de coração e nunca carregava ressentimentos e rancores.

♥ O Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) tinha uma rotina muito organizada. Depois das orações de Asr, ele visitava os diferentes apartamentos para indagar sobre o bem-estar das damas de sua casa. Ele sempre foi muito justo na atenção que ele lhes dava e na quantidade de tempo que passava com cada um deles. Uma vez que Zaynab recebeu algum mel especial de um parente, e aconteceu que este era o favorito do Profeta. Sempre que ela oferecia a ele, ele passava mais tempo no apartamento dela, pois levava tempo para realmente saborear e apreciar. As outras esposas sentiam-se impacientes e inquietas à espera de sua vez com ele. Então Aishah, Sawdah e Hafsah elaboraram um plano. Cada um deles diria a ele que havia um cheiro peculiar em sua boca. E se todos dissessem a mesma coisa, ele certamente acreditaria neles e perceberia que a única coisa que poderia lhe causar mau hálito teria sido o mel que ele acabara de ter. Desde que ele estava muito preocupado com a higiene pessoal, ele definitivamente iria parar de comer o mel. É claro que as três Mães dos Crentes fizeram o que fizeram, não por despeito, mas porque o amavam e queriam que ele viesse a elas mais cedo. De fato, Allah falou sobre eles nos mais elevados termos de respeito no Alcorão. "Ó esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) você não é como qualquer outra mulher." [Nobre Alcorão capitulo 33 verso 32]

♥ E isso aconteceu como eles planejaram; o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) desenvolveu uma aversão ao mel e decidiu que nunca mais o comeria. Mas o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) estava jurando não ter algo que realmente não fosse proibido por Allah; isso poderia levar qualquer seguidor de sua também a renunciar a algo não proibido por Allah. Então Allah o repreendeu: *"Ó Profeta! Por que você proíbe (por si mesmo) o que Allah permitiu a você, procurando agradar suas esposas? E Allah é Indulgente, Misericordioso".* [Nobre Alcorão capitulo 66 verso 1] Como resultado, o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) quebrou o juramento que havia feito e realizou a penitência por isso de acordo com as injunções de Allah.

♥ Zaynab fez uma pequena mesquita em um canto de sua casa e costumava passar muito tempo lá em oração e meditação. O Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) também oraria lá algumas vezes. Ela acreditava fortemente em pedir conselhos a Deus por meio de oração e súplica, antes de tomar qualquer ação. Todas as principais decisões de sua vida foram feitas dessa maneira. De fato, mesmo quando o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) propôs que ela se voltasse para a oração em busca de orientação.

♥ Esta dama justa morreu durante o califado de Umar Faruq aos cinquenta e três anos. Quando ela percebeu que estava prestes a encontrar seu Criador, ela disse às pessoas ao seu redor que ela já preparava uma mortalha para si mesma. Se Umar Faruq mandasse um para ela, um deveria ser usado e o outro dado em caridade. Ela era uma dama tão modesta que uma cortina foi puxada na frente de seu corpo morto, embora estivesse envolta em uma mortalha. Umar Faruq liderou as orações fúnebres e todos os seus parentes próximos - Usamah bin Zayd, Muhammad bin Abdullah bin Jahsh, Abdullah bin Abi Ahmad bin Jahsh e Muhammad bin Talhah bin Abdullah desceram ao túmulo para abaixá-la gentilmente em seu final lugar de descanso em Jannatul Baqi. Ela era tão generosa e de coração mole que os pobres e angustiados da cidade começaram a chorar quando souberam que perderam sua benfeitora e patrono. Em sua morte, ela deixou uma casa que foi comprada por Walid bin Abdul Malik por cinquenta mil Dirhams e incluída por ele no recinto da Mesquita do Profeta em Al-Madinah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário