Translate

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Umm Salamah Hind Bint Umayyah

Umm Salamah Hind bint Umayyah

🌸Nome e Linhagem🌸

♥ Umm Salamah é frequentemente chamada de "A Senhora das Duas Migrações" porque ela emigrou duas vezes: para a Abissínia e para Madinah. Seu nome é Hind bint Umayyah ibn al-Mughirah ibn Abd Allah ibn Makhzum ibn Yaqadhah ibn Murrah. Ela pertencia à tribo de Khuzaymah e era de origem Qurayshi. Ela foi distinguida pelo seu título "Umm Salamah". Seu pai era Suhayl ibn al-Mughirah. Ele era chamado Abu Umayyah e era o mais proeminente e o mais rico de seu povo, Banu Makhzum. Ele era famoso por sua generosidade. Ele era conhecido como a 'Provisão para o Passageiro' porque quando viajava, ele costumava fornecer para quem o acompanhava. A mãe de Umm Salamah foi chamada Atikah bint Amir ibn Rabfah ibn Malik ibn Khuzaymah ibn Alqamah al-Kinanyyah que era de Banu Faris al-Amjad.

♥ Umm Salamah (que Allah esteja satisfeito com ela) foi criada em uma casa honrada e ela foi influenciada por essa boa vida em tenra idade. Seu pai teve um grande impacto sobre ela, pois ela foi influenciada por sua generosidade e gentileza. Ela também ficou conhecida por sua generosidade, benevolência, caridade e sua capacidade de sacrificar sua propriedade e esforço na causa de Allah. Quando ela (que Allah esteja satisfeito com ela) atingiu a maturidade, ela se casou com Abu Salamah, o venerável Companheiro, que também emigrou duas vezes: para a Abissínia e para Madinah. Ele era seu primo e irmão adotivo do Profeta (que a paz esteja com ele), pois ele e o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) foram amamentados por Thuwaybah. Além disso, ele era um parente do Profeta, pois sua mãe era Barrah bint NAbd al-Muttalib, a tia paterna do Mensageiro de Allah (que a paz e as bençãos estejam com ele). Além de sua linhagem de sangue, Abu Salamah e sua esposa desempenharam papéis importantes na causa do Islam. Eles estavam entre os primeiros muçulmanos, que se converteram. Havia apenas outras dez pessoas que haviam se tornado muçulmanas, quando Abu Salamah (que Allah esteja satisfeito com ele) entrou no Islam. Assim, ele foi dos primeiros convertidos ao Islam.

♥ Umm Salamah abraçou o Islam junto com seu marido e ela, assim, estava entre as primeiras mulheres muçulmanas. Ela foi precedida apenas por Khadijah, a Mãe dos Crentes, suas filhas, Umm Ayman, e Umm al-Fadl, a esposa de al- Abbas ibn Abd al-Muttalib, (que Allah esteja satisfeito com todas todos).


🌸Umm Salamah, que Allah esteja satisfeito com ela - Sua Vida:🌸

♥ O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam com ele) disse: "Allah ordenou-me que me casasse apenas com as mulheres do Paraíso." Umm Salamah participou da promessa de Ridwan; portanto, ela merecia o Paraíso.

♥ Umm Salamah narrou que a vida era muito pacífica na Abissínia, livre de toda perseguição religiosa. Ela primeiro deu à luz uma filha, a quem deram o nome de Zaynab. Então ela teve um filho Salamah, daí o nome dela e o nome do marido dela. O próximo filho também era um filho, Umar. Finalmente eles tiveram outra filha que eles nomearam Durrah. Então a vida era muito suave e o tempo passava sem intercorrências, em paz e felicidade. O governante da Abissínia, Najashi, foi muito gentil com os migrantes. Quando os líderes dos descrentes ouviram essa notícia, ficaram enfurecidos e pensaram que os muçulmanos estavam se tornando uma verdadeira fonte de perigo para eles. Eles decidiram tomar medidas fortes para conter.

♥ Depois de muito pensar, eles desenvolveram um plano de ação. Os descrentes enviaram o principal político do mundo árabe, Amr bin Aas e Abdullah bin Abi Rabiah com presentes caros para Najashi, a fim de persuadi-lo a entregar os migrantes muçulmanos à sua custódia. Najashi era um homem de mente clara, perspicaz e franco. Então ele pediu que o líder dos refugiados apresentasse seu caso. Najashi, depois de ouvir o apelo dos muçulmanos disse aos emissários dos coraixitas que esses migrantes eram pessoas de bom caráter e poderiam continuar a viver na Abissínia o quanto quisessem. Além disso, ele continuaria a dar todo tipo de proteção necessária, e a delegação de Makkah poderia deixar de levar de volta seus presentes. Se alguém lhe desse uma montanha de ouro em troca dessas pessoas justas, ele não as entregaria. Umm Salamah escreveu sobre essa memorável primeira migração dos muçulmanos e descreveu a grandeza de Najashi de uma maneira tão comovente que se tornou parte integrante e importante da história islâmica.

♥ Umm Salamah narra que sua vida em Abyssinian foi muito pacífica e Najashi foi muito gentil, mas mesmo assim eles estavam com saudades de Makkah. Eles continuaram desejando o tempo em que a paz finalmente prevalecesse para que pudessem retornar ao seu amado país. Um dia chegou a notícia de que 'Umar bin Khattab aceitou o Islam e que as condições em Makkah haviam mudado completamente. Foi dito que, por causa da autoridade e influência de Umar, a perseguição aos muçulmanos chegou ao fim. Eles estavam tão entusiasmados com essa boa notícia, escreve Umm Salamah, que decidiram partir para suas casas. Uthman bin Affan também partiu com eles com sua família. Ao chegar a Meca, perceberam que fora apenas um boato e que as coisas estavam muito piores do que antes. Os muçulmanos foram alvos de crimes e perseguições piores. Mas era tarde demais.

♥ Uma tradição aceita afirma o que realmente aconteceu. Os descrentes ouviram o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) recitando o Nobre Alcorão e se prostraram involuntariamente com ele. Como todos os rumores, isso também se transformou em notícia de que os coraixitas haviam se convertido ao islamismo. Na realidade, isso não aconteceu. Cansados ​​dos constantes problemas que enfrentavam, decidiram partir novamente para a Abissínia. Foi nessa época que o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) ordenou que os fiéis muçulmanos migrassem para Al-Madinah. A delegação de lá havia trazido a notícia de que aqueles que juraram lealdade a Allah e Seu Profeta (a paz e as bênçãos estejam com ele) em 'Aqabah convidaram os muçulmanos a se estabelecerem lá, e ele aceitou. Os Ansar de Al-Madinah, (como vieram a ser chamados), disseram que cuidariam de seus irmãos migrantes.

♥ Abu Salamah com sua família deixada em camelos por Al-Madinah. Quando os membros de sua família viram isso, pegaram o freio do camelo e disseram-lhe que ele poderia ir aonde quisesse, mas teria que deixar a filha para trás. Eles disseram que parecia uma piada - ele estava sempre em algum lugar ou outro, Abissínia, então Al-Madinah! Ele nunca pareceu dar a ela uma vida pacífica e estabelecida.

♥ Quando a família de Abu Salamah ouviu isso, eles ficaram furiosos. Eles vieram e levaram seus filhos, dizendo que ela não poderia levá-los consigo; eles eram carne e sangue e eles os criariam. Então, em um momento toda a família foi dividida em três lugares diferentes. Abu Salamah partiu para Al-Madinah, sua esposa ficou com os pais e os filhos estavam com os avós paternos. Foi um choque tão grande, separado do marido e dos filhos, que ela simplesmente não conseguiu parar de chorar. Todos os dias ela costumava visitar o local de onde o marido e os filhos tinham sido arrancados dela e choravam por seus entes queridos. Um dia, um dos membros de sua tribo passou por ali e a viu lamentando e perguntou o que havia acontecido. Ela contou a ele sobre sua situação. Ele então foi e deu um pedaço de sua mente para os anciãos de ambas as famílias, repreendendo-os por seu comportamento cruel em relação a uma senhora nobre e indefesa. Sua explosão emocional e contundente fez com que percebessem o quanto eram injustos e cederam. Eles devolveram seus filhos a ela, e sua família também lhe deu permissão para prosseguir para Al-Madinah.

♥ Mas como ela poderia viajar sozinha? Ninguém estava disposto a acompanhá-la. Finalmente, ganhando coragem e consolo do fato de que ela agora tinha seus filhos com ela, ela partiu para Al-Madinah. Quando chegou a Tan'im, conheceu Uthman bin Talhah Abdari, que até então não se converteu ao islamismo. Ele perguntou a ela onde ela estava viajando sozinha. Ela respondeu que ia se juntar ao marido. Ele ficou surpreso que nem um único membro da família a acompanhava. Ela disse que ninguém concordou em ir com ela e ela era totalmente dependente de Allah Todo-Poderoso, que era seu Defensor e Protetor; só Ele a protegeria. 'Uthman bin Talhah' Abdari pegou o freio do camelo e disse que iria ajudá-la a chegar ao destino.

♥ Umm Salamah disse que um homem tão decente e de coração puro, sem nenhum vestígio de mal nele, seria difícil de encontrar. Sempre que chegavam a um local de acampamento, amarravam o camelo a uma árvore e se afastavam para se deitar e descansar. Então ela também tinha um pouco de privacidade e podia descansar à vontade, relaxada com seus filhos. Quando era hora de retomar a jornada, ele levava o camelo e o fazia sentar. Depois que ela voltasse para o camelo com os filhos, ele pegaria o freio na mão e começaria a andar. Depois de vários dias eles chegaram a Quba, que fica nos arredores de Al-Madinah. Banu Amr bin Auf foi estabelecido lá; ele disse que, como Abu Salamah também estava lá, ele poderia deixá-la e retornar. Umm Salamah diz em seu livro que seu comportamento cavalheiresco e sua bondade a afetaram profundamente. Quando ela finalmente viu sua família depois de tanto tempo, sua alegria não conheceu limites. Portanto, esta família dividida ficou novamente em paz e as crianças tiveram o benefício de uma boa educação que somente pais unidos e felizes podem proporcionar.

♥ Abu Salamah participou da Batalha de Badr e mais uma vez teve a honra de lutar pelo Islam na Batalha de Uhud. Mas nesta última batalha mencionada Abu Usamah Jashmi feriu-o seriamente no lado com sua lança. Ele passou por tratamento por um mês, mas sem sucesso. A ferida aparentemente curada, mas isso estava apenas na superfície, e continuou a infeccionar por dentro. Apenas dois meses após a batalha de Uhud, o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele), recebeu a notícia de que Banu Asad estava planejando atacar os muçulmanos. Ele ordenou que seus homens se preparassem para a batalha e fez Abu Salamah, o comandante das forças islâmicas. A batalha foi vencida e Banu Asad foi esmagado. Os muçulmanos receberam os ricos espólios de uma guerra bem travada. Abu Salamah estava deitado em uma condição muito séria quando o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) veio visitá-lo. Ele percebeu que estava se aproximando da morte e, afagando a mão, consolou-o. O Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) orou por ele e por Abu Salamah, também orou e pediu a Allah que desse à sua família um protetor e provedor como ele. E ele também pediu a Ele para dar a Umm Salamah um marido que não lhe daria tristeza nem sofrimento.

♥ Depois dessa oração ele faleceu. O Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) fechou os olhos com as mãos. Umm Salamah frequentemente pensava na última oração do marido por ela e se perguntava quem poderia ser melhor do que Abu Salamah. Ela pediu ao Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) o que ela deveria pedir a Allah por si mesma. Ele ensinou-a a orar pelo perdão, tanto para si mesma quanto para Abu Salamah, e pedir a Allah que lhe desse um futuro melhor.

♥ Umm Salamah diz que ela orou assim e Allah concedeu sua oração. Quando ela terminou o período prescrito de espera, Abu Bakr As-Siddiq enviou uma proposta de casamento para ela, mas ela recusou. Então Umar bin Khattab propôs e ela recusou-o também. Então o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) propôs. Ela disse a ele que tinha três reservas quanto à proposta dele. Ela era de cabeça quente e tinha um temperamento; ela sentiu que poderia ser rude com o Profeta de Allah (que a paz e as bênçãos estejam com ele), e assim perder a recompensa por todas as suas boas ações. Em segundo lugar, ela era uma senhora idosa; em terceiro lugar, ela teve muitos filhos. O Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) respondeu que ele oraria a Allah, e se Deus quisesse, seu temperamento diminuiria. No que diz respeito à idade, ele também era um homem idoso. Em terceiro lugar, no que dizia respeito aos filhos - essa era a razão exata para propor a ela - ele desejava ser seu guardião e compartilhar a responsabilidade. Ela escreve que esta resposta lhe deu grande felicidade e assim ela alcançou a honra de se tornar parte da casa do Profeta. Assim, Allah concedeu a oração dela e de Abu Salamah, e ela se casou com o Profeta (a paz e as bênçãos estejam com ele) no mês de Shawwal, no quarto ano após Hijrah.

♥ Ayshah narrou que era o hábito do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) visitar cada uma de suas esposas depois das orações de Asr. Ele iria perguntar sobre o seu bem-estar e se precisassem de alguma coisa. Começaria do apartamento de Umm Salamah porque ela era a mais velha entre eles e terminaria as rondas no apartamento de Ayshah. Umm Salamah, por causa de sua beleza, conhecimento e sabedoria ocupou uma posição eminente. Depois da trégua de Hudaybiyah, o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) ordenou aos seus Companheiros que sacrificassem os animais que trouxeram para o propósito e raspassem suas cabeças. Mas todos pareciam relutantes e não se levantaram para obedecer a seu comando. Quando Umm Salamah viu a situação, ela sugeriu que ele não deveria falar sobre o assunto para ninguém, mas apenas sair da tenda e oferecer o sacrifício e raspar sua cabeça. Então ele pôde ver o efeito de sua ação. E o que ela esperava aconteceu - todos os Companheiros seguiram o exemplo.

♥ Umm Salamah era uma mulher muito astuta e sábia. Ela foi educada e muito dedicada ao bem-estar dos desamparados e necessitados. Vários Versos  do Nobre Alcorão foram revelados ao Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) quando ele estava em seu apartamento. Por exemplo, Ayat em Surat AI-Ahzab, "E Allah apenas deseja remover más ações de você, ó membros da família (do Profeta), e purificar você através de uma purificação." [Nobre Alcorão capitulo 33 verso 33] Também alguns dos Ayat de Surat At-Tawbah foram revelados enquanto ele estava com ela. "E (há) outros que reconheceram seus pecados, eles misturaram um ato que era justo com outro que era mau. Talvez Allah se volte a eles em perdão. Certamente, Allah é Indulgente, Misericordioso." [Nobre Alcorão capitulo 9 verso 102] Ele também disse: "E (Ele perdoou) os três que não se uniram até que para eles a terra, por mais vasta que seja, foi reduzida e os seus próprios egos foram limitados a eles, e eles perceberam que não há fuga de Allah e nenhum refúgio a não ser com Ele Então Ele os perdoou para que eles implorassem por seu perdão. Em verdade, Deus é Aquele que perdoa e aceita o arrependimento, Misericordiosíssimo." [Nobre Alcorão capitulo 9 verso 118]

♥ Este verso refere-se à volta a Allah de Kab bin Malik, Hilal bin Umayyah e Mararah bin Ar-Rabi em sincero arrependimento. Estes três companheiros, sem qualquer razão válida, evitaram juntar-se ao exército muçulmano na Batalha de Tabuk. Eles foram, portanto, ostracizados pelo Profeta (que a paz e as bênçãos estejam sobre ele) e o resto dos Companheiros. Eles estavam tão feridos pela culpa que continuavam orando pelo Perdão Divino, até que finalmente Allah concedeu isso a eles. O Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) estava dormindo no apartamento de Umm Salamah quando este último verso foi revelado a ele. Ele acordou nas primeiras horas da noite e disse a ela que as súplicas pelo perdão desses três Companheiros haviam sido aceitas. Ela perguntou se essa boa notícia deveria ser transmitida a eles imediatamente. Ele disse que eles não deveriam ser incomodados tão tarde da noite; depois das orações do Fajr, mandou chamá-las e parabenizou-as. Eles ficaram muito felizes e assim foram todos os outros companheiros.

♥ Umm Salamah também teve a distinção de participar de muitas batalhas importantes na história do Islam. Ela estava com o Profeta (paz e bênçãos estejam com ele) durante as Batalhas de Bani Mustalaq, Taif, Khaybar, Hunayn e a conquista de Makkah. Ela estava presente na assinatura do tratado histórico de Hudaybiyah ou Ridwan, o juramento de fidelidade ocorrido. Salman Al-Farsi narra que alguém mencionou a ele que o Anjo Jibril havia descido dos céus e estava conversando com o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele). Quando ele foi lá, viu que a pessoa com o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) era Dahiah Al-Kalbi, e que Umm Salamah também estava presente. Quando a conversa terminou, o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) perguntou se eles sabiam quem era aquele cavalheiro. Ela disse que ele era um dos seus seguidores mais fiéis, Dahiah Al-Kalbi. Então o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) disse a ela, sorrindo, que era na verdade o Anjo Jibril em disfarce humano.

♥ Umm Salamah foi muito instruída em assuntos religiosos. Ela sabia que trezentos e oitenta e sete Hadiths do Profeta (paz e bênçãos estejam com ele) de cor. Ela sabia muito bem os pontos mais delicados da lei islâmica sobre relações de acolhimento através de sucção e divórcio. Abdullah bin Abbas costumava consultar com ela para muitos pontos da Shariah (lei islâmica). Liderando a lista de nomes de Companheiros cujos julgamentos em pontos de lei foram considerados válidos é o nome de Umm Salamah. Umm Salamah quase não tinha igual no domínio da linguagem. Quando ela falou, suas palavras e frases foram bem escolhidas e exatamente apropriadas para a expressão de idéias. Sua linguagem escrita era adequada para expressão literária. Muitos companheiros e seguidores notaram tradições atribuídas a ela.

♥ Ela viveu até a idade madura de oitenta e quatro e viveu para ver a regra Khulafa Ar-Rashidin. Zaynab bint Jahash foi o primeiro entre as Mães dos Crentes a falecer e Umm Salamah o último. Isso foi durante o governo de Yazid bin Muawiyah e ela foi colocada para descansar ao lado das outras esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) em Jannatul Baqi. "E tu, ó alma em paz, retorna ao teu Senhor, satisfeita com Ele e Ele satisfeito contigo! Entre n número dos Meus servos! E entra no meu jardim!" [Nobre Alcorão capitulo 89 versos 27-30]

Nenhum comentário:

Postar um comentário