Translate

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Zaynab Bint Khuzaymah

Zaynab Bint Khuzaymah:

🌸Nome e linhagem:🌸

Zaynab estava entre as mulheres muçulmanas que eram bem conhecidas por sua benevolência, bondade e boa moral. Ela foi distinguida com compaixão, justiça, misericórdia, paciência e luta por Allah, e ela foi apelidada de Mãe dos Necessitados, assim como a Mãe dos Crentes. Seu pai era Khuzaymah ibn al-Harith ibn Abd Allah ibn Amr ibn Abd Manaf ibn Hilal ibn Amir ibn Sasavah al-Hilali. Sua mãe era Hint hindu Hamatah al-Himyariyyah, a respeito de quem foi dito: "Ela é a maior anciã da terra que é descendente de nobres".

🌸Sua vida antes do Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele):🌸

♥ Os narradores têm opiniões variadas sobre quem ela se casou antes do Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele). Foi dito que Anteriormente, ela era casada com Abd Allah ibn Jahsh, primo do Profeta, que foi martirizado na Batalha de Uhud. Também foi dito que ela havia se casado com At-Tufayl ibn al-Harith ibn Abd al-Muttalib, e depois que ele faleceu, ela era casada com seu irmão, Ubaydah ibn al-Harith. Depois do martírio deste último na batalha de Badr, o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) casou-se com ela.

♥ Bint ash-Shati deu preferência à opinião que diz que ela se casou pela primeira vez em com At-Tufayl e depois de ser divorciada, ela se casou com seu irmão, Ubaydah ibn al-Harith. Esta opinião é apoiada pelo fato de que o casamento do Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) com Hafsah foi depois da Batalha de Badr em que Ubaydah (que Allah esteja satisfeito com ele) foi morto. O Profeta (que a paz esteja com ele) casou-se com Zaynab logo depois.

♥ Zaynab bint Khuzaymah emigrou para Madinah. Embora ela sentisse amargura de deixar a família e a pátria, não estava desanimada. Em vez disso, ela emigrou buscando o conteúdo de Allah. A vida de Zaynab (que Allah esteja satisfeito com ela) com seu marido, Ubaydah, foi realmente um bom exemplo para uma esposa justa. Quando os muçulmanos alcançaram a vitória na Batalha de Badr e o exército vitorioso retornou a Madinah e Ubaydah voltou para sua esposa ferido, perdendo muito sangue, ela cuidou dele, mas ele faleceu logo depois. Então ela se manteve paciente em antecipação da recompensa de Allah, pedindo a Allah que lhe desse uma grande recompensa e felicidade eterna.

♥ É mais adequado para uma mulher muçulmana ser paciente em antecipação da recompensa de Allah em tais situações e para ser contente com o seu destino concedido a ela por Allah (o Exaltado e Glorificado) e para receber tal grave infortúnio com fé mais forte.


🌸A mãe dos crentes e a mãe dos necessitados:🌸

♥ Da morte de seu marido, ela se manteve paciente, sentiu-se satisfeita com o comando de Allah, inabalavelmente acreditou que Allah não a abandonaria e colocpu sua confiança nEle. Depois que seu período de espera chegou ao fim, o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) pediu sua mão em casamento e ela fez dele seu guardião. Diz-se que foi seu tio, Qabisah ibn NAmr al-Hilali, quem a casou com o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele). O Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) construiu um quarto para ela ao lado de suas três esposas, Aisha, Sawdah e Hafsah. Ibn Qutaybah relatou que o Profeta (que a paz esteja com ele) se casou com Zaynab bint Khuzaymah depois de 20 dias de seu casamento com Hafsah. Assim, Zaynab (que Allah esteja satisfeito com ela) tomou seu lugar na casa da Profecia e desfrutou deste grande status de ser uma das Mães dos Crentes e a quinta esposa do confiável Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele).

♥ A sabedoria por trás deste casamento era que o Profeta (a paz e as bençãos estejam com ele) queria recompensá-la por seu compromisso com o Islam e luta pela causa de Allah, e para aliviar sua infelicidade, especialmente porque ela não tinha mais ninguém para provê-la ou defender e protegê-la. Portanto, o Profeta ofereceu sua proposta de casamento e tratou-a de uma maneira conciliatória.

♥ Historiadores e escritores de biografia foram unânimes no fato de que ela foi distinguida com bondade, generosidade e simpatia pelos pobres e indigentes na medida em que seu nome dificilmente era mencionado em um livro sem ser acompanhado por seu grande título "A Mãe dos necessitados." Ibn Hisham disse: "Ela foi apelidada de Mãe dos necessitados por causa de sua misericórdia, piedade e benevolência para com os indigentes". Az-Zuhari teria dito que o Profeta (a paz esteja com ele) se casou com Zaynab bint Khuzaymah, enquanto ela era a mãe dos necessitados, e ela foi nomeada como tal porque ela alimentava os necessitados. Ibn -Abu Khaythamah foi relatado para ter dito que ela foi apelidada de mãe dos necessitados no período pré-islâmico. Al-Qastlani também afirmou que no período pré-islâmico ela também era chamada de Mãe dos necessitados. Zeynab Bint Lhuzaymah (que Allah esteja satisfeito com ela) foi um bom exemplo do hadith do Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele), que diz: "As pessoas são como minas de ouro e prata; aqueles que eram excelentes em Jahiliyah (durante o Período islâmico são excelentes no Islam, quando eles têm um entendimento." Em destaque com bom caráter na era pré-Islâmica, com o advento do Islam, ela promoveu mais boas virtudes, ela era generosa e honesta.

♥ Ela (que Allah esteja satisfeito com ela) foi benevolente o suficiente para inundar os habitantes de Suffah - os muçulmanos pobres durante a vida do Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) - com sua caridade, gentileza, compaixão e simpatia até que eles a elogiassem e suas línguas continuavam suplicando a Allah por ela. Que lição excelente Zaynab bint Khuzaymah dá às mulheres muçulmanas.

♥ Ela ensinou as mulheres muçulmanas a serem humildes em relação aos pobres e indigentes e a simpatizar com eles e satisfazer suas necessidades, consolá-las e apoiá-las. A mulher muçulmana deve participar do desenvolvimento e prosperidade de sua sociedade e prestar serviços aos pobres e indigentes. Assim, ela desempenhou um grande papel na promoção da justiça, benevolência, treinamento e consolação. Sob a sua orientação, a formação de mulheres nas áreas de serviços sociais, como a conscientização dos direitos dos vizinhos, solidariedade social, cuidar da família pobre, cuidar dos órfãos, idosos e deficientes, primeiros socorros e enfermagem, aprendendo ciência e ensinan-dos, ensinando indústrias de origem, etc., expandido. Todos esses campos são alguns dos meios pelos quais uma mulher muçulmana pode servir sua sociedade.

♥ A mulher muçulmana consciente, no entanto, deve considerar que a participação nesses trabalhos não deve ser em detrimento de seus deveres para com o marido, o lar e os filhos e, em primeiro lugar, ela deve obter permissão do marido antes de participar desses serviços.



🌸Sua Vida com o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele):🌸

Sendo uma esposa do Mensageiro de Allah (que a paz e as bençãos estejam com ele), Zaynab (que Allah esteja satisfeito com ela) encontrou alegria e seu coração veio à descansar. Ela estava feliz com sua vida com o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele), que a cobriu com sua compaixão e gentileza. Como dito antes, a sabedoria por trás deste casamento era que quando o Profeta (a paz esteja com ele) sabia que ela não tinha sustentação, ele a envolveu em compaixão e recompensou-a por sua paciência, firmeza e luta por Allah.


🌸Sua morte:🌸

Assim, sua vida com o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) não durou muito tempo. Assim que ela passou esse curto período com ele desfrutando de seu amor e compaixão, ela respirou e faleceu. Ela havia entrado na casa de Profeta e logo depois, deixou. Certamente, esta é a lei de Allah para a Sua criação. É mais provável que Zaynab (que Allah esteja satisfeito com ela) faleceu quando ela tinha aproximadamente trinta anos de idade. Ela foi enterrada em al-Baqi nas proximidades dos justos que a precederam. Ela foi a primeira das Mães dos Crentes (que Allah esteja satisfeito com elas) a ser enterrada neste lugar. O Profeta (que a paz esteja com ele) realizou a Oração do Funeral para ela, suplicou a Allah por ela e a enterrou. Então, ela foi em paz enquanto vivia. Nenhuma das esposas do Profeta, exceto ela, morreu em Madinah durante sua vida. Que Allah esteja satisfeito com ela, honre o seu lugar e a faça morada no Paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário