Translate

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Sawda Bint Zumar

Sawdah Bint Zumah

Nome e Linhagem

💎 Sawdah bint Zumah (que Allah esteja satisfeito com ela) foi a segunda esposa do confiável Profeta Muhammad (paz e bênçãos de Allah sobre ele).

💎 O Profeta Muhammad (paz e bênçãos de Allah sobre ele) se casou com ela depois que sua esposa, Khadijah bint Khuwaylid, havia falecido.

💎 Seu pai era Zuirf ibn Qays ibn 'Abd Shams ibn' Abd Wadd ibn 'Amir ibn Lu'ayy ibn Ghalib. (Ibn filho). Assim, sua linhagem se encontra com a do Profeta Muhammad (paz e bênçãos de Allah sobre ele).

💎 Quanto a sua mãe, ela era Ash-Shamus bint Qays ibn Zayd que pertencia à tribo de Banu 'Amir ibn Ghanm ibn 'Adyy ibn an-Najjar al-Ansari. Ela era a sobrinha de Salma bint Amr ibn Zayd, a mãe de Abd al-Muttalib.

💎 Sawdah bint Zumah foi uma das nobres damas de Quraysh. Na verdade, ela estava entre as melhores de seus contemporâneos. Imam adh-Dhahabi descreveu-a: "Ela era uma dama venerável e nobre".

💎 Ibn Sad disse: "Sawdah abraçou o Islam em seu estágio inicial e fez seu testemunho ao Profeta Muhammad (paz e bênçãos de Allah sobre ele). Seu marido Sakran ibn Amr, que era irmão do grande companheiro Suhayl ibn Amr al-vramiriyy, também abraçou o Islam e ambos migraram para a Abissínia"


Seu casamento com o Profeta (ﷺ)

🎀 O período que se seguiu à morte de Khadija e Abu Talib deixou o Profeta (ﷺ) como os descrentes dos Quraysh o deixaram, ferido.

🎀 Enquanto ela estava com ele, Khadija costumava apoiar o Profeta (ﷺ) em suportar os sofrimentos do cerco e carregar as dificuldades por causa da Dawah.

🎀 A morte de Khadijah deixou uma grande lacuna na vida do Profeta (ﷺ).

🎀 Certa vez, o Profeta (ﷺ) estava em sua casa, Khawlah bint Hakim veio até ele e disse: "Ó Mensageiro de Allah! Você se sente triste pela morte de Khadija". Em seguida, ele respondeu com tristeza: "Sim, ela era a mãe da minha descendência e a senhora desta casa". Khawlah perguntou: "Você não gostaria de se casar, ó Mensageiro de Allah?" Ele disse: "Com quem?" Ela disse: "Quem quiser, seja virgem ou não-virgem". Ele disse: "Quem é a virgem?" Ela disse: "'Aysha bint Abu Bakr a filha do mais amado para você." Ele então perguntou: "Quem é a não-virgem?" Ela respondeu: "Sawdah bint ZunTah que acreditou na sua mensagem e obedeceu ao seu comando".

🎀 O Profeta (ﷺ) permitiu que ela oferecesse sua proposta para envolver os dois. No começo, ela passou pela casa de Abu Bakr ... Então, ela veio até a casa de Zumvah e disse a sua filha, Sawdah, "Ó Sawdah! Que bênçãos e bençãos maravilhosas o Todo-Poderoso Allah concedeu a você! Sawdah observou, "O que é isso?" Khawlah respondeu: "O Mensageiro de Allah (ﷺ) me enviou para oferecer sua proposta para engajar você." Com isso, ela sentiu uma grande felicidade e respondeu calmamente: "Eu aceito. Vá até meu pai e conte a ele (esta notícia). Imediatamente, ela foi até seu pai idoso e disse: “Muhammad ibn Abd Allah me enviou para oferecer sua proposta para envolver sua filha, Sawdah. ”ZurrTah disse agradavelmente:“ Verdadeiramente ele é generoso e é um bom companheiro para ela, mas qual é a opinião de Sawdah? Ela aceitou. "Ele disse:" Peça a ela para vir até mim. "Khawlah a chamou para ela. Então, o pai dela disse ela, "ó filha! Khawlah supõe que Muhammad ibn Abd Allah a enviou para oferecer sua proposta de casamento a você. Gostaria que eu desse sua mão a ele em casamento? "Sawdah respondeu afirmativamente. Então, ele disse a Khawlah:" Convide-o para vir. "
Khawlah voltou para o Profeta (ﷺ) e contou-lhe o consentimento de Zunfah e Sawdah. Então, o Profeta (ﷺ) foi em frente para a casa de seu pai onde ele contraiu o casamento e deu a ela quatrocentos dirhams como dote.

🎀 Foi relatado que este casamento foi contraído no Ramadan dez anos após a missão do Profeta (ﷺ).

🎀 Ele consumou o casamento com ela em Meca. Assim, Sawdah (que Allah esteja satisfeito com ela) se juntou à casa profética e se tornou a primeira mulher que o Profeta (que a paz esteja com ele) se casou depois que Khadija morreu.

🎀 Ela estava entre aquelas que tiveram a honra de servir o Profeta (ﷺ) e cuidar de seus assuntos. Além disso, ela foi sua única esposa por cerca de três anos até que ele se casou com Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela).

❤Suas virtudes❤

Sawdah (que Allah esteja satisfeito com ela) foi dotada de muitas virtudes, incluindo o que ela tinha sido dotado que vinha do Profeta (paz e bençãos de Allah sobre ele ele), e alguns eram inerentes à sua personalidade.

❤A clemência do Profeta em relação a Sawdah:❤

Entre seus traços marcantes estava o fato de o Profeta (paz e bençãos estejam com ele), por clemência com ela, ter lhe dado permissão para deixar al-Muzdalifah antes que ele se tornasse cercado de gente. A este respeito, Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) relatou: "Nós descemos em al-Muzdalifah e Sawdah pediu a permissão de Profeta (que a paz esteja com ele) para sair cedo antes da corrida do povo. Ela era uma mulher vagarosa e ele deu permissão. Nós, no entanto, continuamos a ficar em al-Muzdalifah até o dia seguinte, e partimos com o Profeta. Eu desejei ter tomado a permissão do Mensageiro de Allah como Sawdah tinha feito e ir com ela teria sido um motivo de felicidade".

Verso do Alcorão Relacionado a Sawdah

🎀 Alguns versos do Nobre Alcorão sobre Sawdah foram revelados.

🎀 A esse respeito, Abd Allah ibn "Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:

"Sawdah temia que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) pudesse se divorciar dela. Assim, ela disse para ele: Não se divorcie de mim, mas me abrace e eu darei a minha vez de Aishah.

🎀 e Allah revelou:

"Se uma mulher teme crueldade ou deserção por parte de seu marido, não há culpa se arranjarem um acordo amigável entre si; e tal acordo é  melhor ..."*

(Interpretação do significado do Nobre Alcorão Surah An-Nisa 4 ayat 128)

A morte de Sawdah (que Allah esteja satisfeita com ela):

Sawdah (que Allah esteja satisfeito com ela) viveu na casa do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) desfrutando de sua proximidade depois que Allah a salvou da prova de separação do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele).

♥ O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) morreu satisfeito com ela. Ela permaneceu em sua casa até o califado de Abu Bakr, que a apreciou e se preocupou com seus assuntos junto com o resto das Mães dos Crentes. Seguindo Abu Bakr, Urnar a tratou da mesma maneira. Ela conheceu seu Senhor no final da era de Omar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele).

Nenhum comentário:

Postar um comentário