Translate

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Hafsa Bint Umar

Hafsa Bint Umar

🌸Nome e linhagem🌸

Hafsah era bem conhecida por seu persistente jejum e realização de orações noturnas. Seu pai foi Umar ibn al-Khattab ibn Nufayl ibn Abd al-Uzza. Sua linhagem terminou com Adyy ibn KaNb ibn Lu'ayy. Assim, sua linhagem se encontra com a do Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) no sétimo avô, Kab ibn Luayy. Sua mãe era Zaynab bint MazNun ibn Hubayb ibn Wahb ibn Hudhafah ibn Jumah que abraçou o Islam em Makkah. Ela era a irmã do venerável Companheiro, Uthman ibn Mazun. Hafsah nasceu cinco anos antes da missão do Profeta (que a paz esteja com ele). Naquela época, Quraysh estava reconstruindo a Casa Sagrada, A Kabbah. Ela era mais velha que seu irmão, Abd Allah, pois ele nasceu três ou quatro anos depois da missão do Profeta.

Hafsa (que Allah esteja satisfeito com ela) estava entre os primeiros muçulmanos. Ela abraçou o Islam quando ainda era jovem. Na verdade, ela foi criada amando o Islam, suas instruções e ensinamentos. E, a partir do momento em que ela voltou à vida e começou a perceber os assuntos ao seu redor, ela viu que o Islam florescia em torno dela e enchia a casa de seu pai. Ela, além disso, viu seu pai declarando sua conversão ao Islam.

Ela foi descrita pelo Imam adh-Dhahaby como o escudo nobre e a filha do Comandante dos Crentes. Quando Hafsah alcançou a maturidade, Khunays ibn Hudhafah ibn Qays as-Suhamy, o irmão de Shabd Allah ibn Hudhafah, propôs a ela em casamento. Ele também foi um dos primeiros a abraçar o Islam. Mas, não demorou muito para que ele atingisse seu martírio na Batalha de Badr enquanto sua esposa, Hafsah, ainda tinha dezoito anos de idade. Hafsah lamentou a morte do marido que faleceu logo após o casamento.

🌸O casamento de Hafsa, que Allah esteja satisfeito com ela, com o Profeta (Sallallahu aleyhi wa sallam):🌸

♥ Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) ficou triste por sua filha que ficou viúva ainda jovem e manteve esse status por alguns meses. A esse respeito, Umar narrou: "Eu fui a Uthman ibn Affan e ofereci-lhe Hafsa em casamento. Então", disse Uthman, "vou pensar no assunto". Quando ele me encontrou novamente, ele disse: "Na verdade, eu não gostaria de me casar no momento." Consequentemente, Umar se sentiu deprimido depois que Uthman se desculpou tão educadamente por não aceitar sua proposta. Como Uthman estava ainda afetado pela morte de sua esposa, Ruqayyah, Umar aceitaria seu pedido de desculpas por não poder se casar com Hafsah. Mais uma vez, Urmar disse: "Então encontrei-me com Abu Bakr e lhe disse: 'Se você quiser (casar-se), vou casar com você Hafsah bint Umar'. Abu Bakr ficou quieto e não deu nenhuma resposta. Umar ficou mais zangado com ele do que com um Uthmar. Umar, que Allah esteja satisfeito com ele, ficou mais bravo com Abu Bakr do que com Uthman por causa de dois pontos: o primeiro deles foi que havia amizade entre eles e que o Profeta (que a paz esteja com ele) os havia associado como irmãos (na religião). O segundo foi que "Uthman respondeu-lhe primeiro e depois pediu desculpas a ele mas Abu Bakr não lhe ofereceu nenhuma resposta. Na verdade, Umar, que Allah esteja satisfeito com ele, ficou irritado com seus dois amigos íntimos. Então, ele veio ao Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele, para aliviar sua dor e tristeza. Assim, o Mensageiro de Allah, paz ele bênçãos estejam com ele, disse: "Hafsa vai se casar com alguém que é melhor do que" Uthman e "Uthman vai se casar com alguém que é melhor do que Hafsah." Umar, que Allah que esteja satisfeito com ele, disse que algumas noites se passaram até que o Profeta, paz e bênçãos sobre ele, veio a ele para tomar o noivado, e ele então aceitou. Agradavelmente, a grande esperança de Umar foi alcançada quando o Profeta, que a paz e s bênçãos estejam com ele, casou-se com Hafsah. Na verdade, Umar e Hafsah ficaram muito satisfeitos com este casamento abençoado. Uthman (que Allah esteja satisfeito com ele) casou-se com Umm Kulthum, uma filha do Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele), após a morte de sua irmã, Ruqayyah (que Allah elesteja satisfeito com todas essas mulheres servas de Allah). Então, Savid ibn al-Musayyab, que Allah esteja satisfeito com ele disse: "Allah escolheu para todos eles. O Mensageiro de Allah, paz e bênçãos de Allah sobre ele) foi melhor para Hafsa do que Uthman e a filha do Mensageiro de Allah (paz esteja com ele) era melhor para Uthman do que Hafsah.

♥ A partir do incidente mencionado acima, aprendemos o valor de manter um segredo. Se um homem contasse a outros seu segredo, não haveria restrições para que fizessem o mesmo. Verdadeiramente, Abu Bakr as-Siddiq, que Allah esteja satisfeito com ele, manteve o segredo do Mensageiro de Allah,que a paz e as bênçãos estejam com ele, enquanto ele pedia desculpas, porque ele ficou zangado por não lhe dar uma resposta, quando ofereceu Hafsah em casamento. Abu Bakr disse: "Nada me impediu de responder à sua oferta, exceto que eu sabia que o Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos esteja com ele, tinha mencionado ela, e eu nunca quis revelar o segredo do Mensageiro de Allah. se o Mensageiro de Allah a tivesse recusado, eu a teria aceitado." Eventualmente, este abençoado casamento foi contraído em Shaban. Hafsa,que Allah esteja satisfeito com ela tinha de aproximadamente vinte anos até então, enquanto o Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele, foi de cinquenta e cinco anos.

🌸A Sabedoria por trás do Casamento do Profeta a Hafsah :🌸

Assim, Hafsa (que Allah esteja satisfeito com ela) uniu-se às esposas puras do Profeta, Mães dos Crentes, seguindo para Sawdah e A'ishah. Na verdade, esta foi uma grande bênção e favor honroso de Allah em Umar e sua filha, Hafsah. Por este casamento o Profeta (paz e bençãos estejam com ele) queria reforçar sua relação com Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) não apenas através da amizade, que já existia, mas também através daquela relação familiar privada que permitiria a Umar entrar na casa do Profeta e então ele estaria sempre perto do Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele). O Profeta fez o mesmo com seu primo Ali que se casou com Fatimah, e com seu amigo thman que se casou com Uthman que casou com Umm Kulthum depois que sua irmã Ruqayyah faleceu. Ao lado de Abu Bakr estas três pessoas foram os maiores Companheiros e sucessores do Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele, comunicando sua missão do Islam e estabelecendo sua Dawah.

🌸Hafsah bint Umar - Suas virtudes e morte:🌸

♥ Um dia, o Anjo Jibril (Gabriel- que a paz esteja com ele) disse ao Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) sobre Hafsa: "Ela é uma mulher que faz muitos jejum e adoração e ela será sua esposa no paraíso também." (Mustadrak Al-Hakim) Hafsah era uma senhora extremamente religiosa que costumava passar seu tempo orando e jejuando. Uma excelente escritora e oradora, um ardente seguidora do Islam. Hafsah tinha qualidades tão nobres e uma natureza tão amável que 'A'ishah observou que entre as esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) só ela poderia comparar com ela. Sua vida é exemplar, criada como ela foi por um companheiro do calibre de 'Umar bin Khattab. Em seus anos de crescimento, ela foi educada em um ambiente islâmico, tanto seus pais quanto tias e tios já haviam se convertido à nova religião.

♥ Depois de alcançar a posição da Mãe dos Crentes, Hafsah ficou ainda mais absorto em estudar os pontos mais sutis da religião. Ela guardou em sua mente as conversas de Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam com ele), o que levaria a uma melhor compreensão do Islam. Muitas vezes ela discutia qualquer ponto que surgisse em sua mente sobre a Shariah. Jabir bin Abdullah Ansari narra um incidente que foi relacionado a ele por Umm Mubasher. Ela, Hafsah e o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) estavam sentados e conversando juntos. Ele disse que todas as pessoas que haviam dado o juramento de lealdade a Hudaybiyah sob a árvore iriam para o Paraíso, e não para o Inferno. Ela perguntou como isso era possível. O Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) ficou irritado, mas Hafsah não desistiu e citou uma Ayah da Surah Maryam. "Não há um de vocês, mas vai passar por cima dele (inferno)." (Nobre Alcorão Surah Maryam ayah 71) Em resposta, ele citou o próximo verso, também da Surah Maryam. "Então, nós salvaremos aqueles que costumam temer a Allah e foram obedientes a Ele. E nós deixaremos os transgressores para lá de joelhos (no Inferno)." (Nobre Alcorão Maryam ayah 72) Esta notícia de Hafsah em disputa com o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) se espalhou em Al-Madinah. Naquele dia, o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) ficou muito perturbado; e quando 'Umar Faruq soube disso, ele repreendeu a filha. Ela respondeu que Aishah também falou da mesma maneira para ele. Seu pai novamente a advertiu para não competir com A'ishah e manter um certo decoro, ou então ela traria problemas a si mesma.

♥ No ano em que a península estava sob o governo islâmico, os celeiros estavam cheios e todas as riquezas chegavam ao centro das diferentes regiões da Arábia; muitas das esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele), que viveram vidas de luxo, apresentaram exigências de aumento de suas ajudas domésticas. Quando Umar Faruq soube disso, ficou muito aborrecido; ele disse a sua filha Hafsah que ela deveria perguntar ao pai se ela precisava de alguma coisa e não fazer nenhuma exigência ao Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele). Ele também aconselhou todas as Mães dos Crentes a não fazerem nenhuma demanda.  Foi nessa época que o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) caiu de seu cavalo e foi ferido; mantendo todas estas coisas em vista, ele decidiu entrar em reclusão e mudou-se para um quarto superior adjacente ao apartamento de Aishah. A cidade inteira estava zumbindo com as fofocas que os hipócritas espalhavam dizendo que ele se divorciava de suas esposas. Mas na verdade nada disso aconteceu. Todos os Companheiros ficaram perturbados com esta situação, mas ninguém teve a coragem de se aproximar do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) e falar diretamente com ele. Finalmente, Umar Faruq, conhecido por sua franqueza, foi até ele e perguntou se o boato era verdadeiro. Quando ele negou, ficou encantado. Então ele perguntou se ele poderia anunciar essa boa notícia para o resto dos muçulmanos. Quando ele recebeu permissão, ele alegremente informou à comunidade que tudo estava bem com a casa do Profeta. Toda a cidade ficou aliviada por o Mensageiro de Allah não ter sido ofendido de forma alguma. No vigésimo nono dia ele desceu no apartamento de Aishah. Ela perguntou-lhe sorrindo por que ele desceu antes do final do mês. Ele respondeu que muitas vezes o mês lunar consistia em apenas vinte e nove dias. Hafsah prometeu ao pai que nunca pediria um aumento em sua mesada e manteve sua palavra até o fim de sua vida.

♥ Hafsah morreu no ano quarenta e um depois de Hijrah aos cinquenta e nove anos. Na hora da morte ela estava jejuando. As orações fúnebres foram conduzidas pelo governador de Al-Madinah, Marwan bin Al-Hakam. Abu Hurairah e Abu Said Khudri, o eminente Companheiro do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) estavam entre os que levaram o sudário para Jannatul Baqi. Seus dois irmãos, Abdullah bin Umar e Asim bin Umar, colocaram-na gentilmente em seu lugar de descanso final. Salem bin Abdullah, Abdur-Rahman bin Abdullah e Hamzah bin Abdullah, todos os filhos de Abdullah bin Umar também compareceram ao funeral. E assim, uma escritora e recitadora erudita e erudita do Nobre Alcorão, que se dedicou de sua juventude à oração, jejum e meditação, ficou na história. Estes Ayat de Surat Al-Qamar expressam um tributo adequado a esta grande Mãe dos Crentes. "Na verdade, os piedosos estarão no meio de Graduadores e Rios (Paraíso). Em um assento da verdade, perto do Rei Onipotente." (Noble Quran Al-Qamar 54-55)

Nenhum comentário:

Postar um comentário