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domingo, 1 de maio de 2016

Um Diálogo Entre Cristãos E Muçulmanos - parte 2


Assalamu Alaikum.


    Aqui uma série de posts do Livro "Um Diálogo Entre Cristãos E Muçulmanos", infelizmente não sei o autor, mas assim que souber vou dar-lhe os devidos méritos. Allah sabe mais. O livro é muito bom, então resolvi colocar aqui.



A Natureza do Ser Humano



    É você? Quem sou eu? Por que estamos aqui na terra? O Alcorão ensina que nós,
humanos, somos criados de três elementos.
Fomos criados do barro, representando o elemento material ou carnal. Fomos dotados
de inteligência, que foi dada por Deus para ser usada e não para ser posta em uma
estante. A razão pode ser insuficiente, mas, por outro lado, não é a antítese da fé. E,
fomos dotados do espírito com que Deus nos alentou
.
''Que aperfeiçoou tudo o que criou e iniciou a criação do primeiro homem, de
barro. Então, formou-lhe uma prole da essência de sêmen sutil. Depois o
modelou; então, alentou-o com Seu Espírito. Dotou a todos vós da audição, da
visão e das vísceras. Quão pouco Lhe agradeceis!'' (Alcorão Sagrado, surata as-
Sajdah 32:7-9)

''(Recorda-te ó Profeta) de quando teu Senhor disse aos anjos: Vou instituir um
legatário na terra! Perguntaram-Lhe: Estabelecerás nela quem ali fará corrupção,
derramando sangue, enquanto nós celebramos Teus louvores, glorificando-Te?
Disse (o Senhor): Eu sei o que vós ignorais. Ele ensinou a Adão todos os nomes
e depois apresentou-os aos anjos e lhes falou: Nomeai-os para Mim e estiverdes
certos.'' (Alcorão Sagrado, surata al-Bacara 2:30-31)

''Recorda-te de quando o teu Senhor disse aos anjos: Criarei um ser humano de
argila, de barro modelável. E ao tê-lo terminado e alentado com o Meu Espírito.''
(Alcorão Sagrado, surata al-Hijr 15:28-29).

    O muçulmano não vê a existência humana sobre a terra como uma punição por ter
comido do fruto da árvore proibida. Tal acontecimento é respeitado como uma lição
para Adão e Eva, antes de eles virem para a terra.

    O Alcorão ensina que, mesmo antes da criação do primeiro ser humano, já era plano
de Deus estabelecer a vida humana e a civilização sobre a terra. Portanto, o
muçulmano não vê o ser humano como totalmente mau ou totalmente bom, mas sim
como responsável. O Alcorão afirma, em diversos lugares, que Deus criou o homem
para ser Seu "khalifah", Seu administrador ou vice-gerente na terra.

    A responsabilidade básica da espécie humana, nossa responsabilidade, é adorar a
Deus. Adorar, para o muçulmano, não é apenas se comprometer com os rituais formais
da religião, mas é, também, qualquer atividade que esteja de acordo com a vontade de
Deus e que beneficie uma pessoa ou a humanidade inteira. Assim, o muçulmano vê a
terra, seus recursos e ecologia, como um presente de Deus, para os humanos
submeterem e usarem em cumprimento à responsabilidade pela qual nós
responsabilizados.

    Por isso, o Alcorão fala tanto sobre o conhecimento. A primeira palavra revelada do
Alcorão foi "Recite", ou "leia". Já que eles eram sinceros em sua fé e nas injunções
alcorânicas sobre o conhecimento, os muçulmanos estabeleceram uma civilização que
via grandes avanços nas ciências e no humanismo.

    Eles não só preservaram as primeiras heranças culturais como também contribuíram e
prepararam o caminho para o renascimento europeu. Quando os muçulmanos se
tornarem de novo sinceros em sua fé, tal história se repetirá por si mesma.


A Relação Entre Deus e a Humanidade



    Falamos sobre Deus e sobre a humanidade. Agora devemos perguntar qual é sua
relação básica? O Alcorão nos ensina que a raça humana recebeu uma natureza pura,
inata, chamada de "fitrah".

    O conhecimento de Deus e a espiritualidade inata são inerentes à existência humana,
mas essa espiritualidade pode nos trair se não for encaminhada para o direção correta.
É perigoso depender de um simples sentimento humano de que somos guiados pelo
Espírito. Muitos grupos, até cultos, afirmam que são guiados pelo espírito, ou por Deus,
ou pela revelação, embora estes grupos tenham crenças divergentes, e até mesmo
contraditórias. 

    Encontramos pessoas se comportando de formas contraditórias , que afirmam, no
entanto, que cada um está cumprindo a vontade de Deus. "Eu sinto", dizem eles, "que
o espírito me guia e me direciona. "Torna-se imperativo uma fonte de revelação
fidedigna. Através da história, Deus selecionou indivíduos especiais para transmitirem
Sua mensagem, receberem Sua revelação e para servirem de exemplo para a
humanidade.

    Por isso, alguns desses profetas receberam de Deus livros santos ou escrituras, onde
Suas ordens e orientação foram reveladas. Para muitos de vocês, os nomes desses
profetas que são encontrados no Alcorão, soam familiar: Noé, Abraão, Ismael, Isaac,
Jacó, José, Moisés, David, Salomão, João Batista, Jesus e, finalmente, o último
profeta, Muhammad, que a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre eles. Esses profetas
levavam a mesma mensagem básica:

"Jamais enviamos mensageiro algum antes de ti, sem que lhe tivéssemos
revelado que: Não há outra divindade além de Mim. Adora-Me e serve-Me!"
(Alcorão Sagrado, surata Al Anbiyá 21:25).

    Além disso, o Alcorão insiste em chamar todos esse profetas de muçulmanos, porque o
muçulmano é aquele que se submete à vontade de Deus. Seus seguidores são
chamados de muçulmanos também.

    Assim, é um artigo de fé para um muçulmano acreditar em todos esses profetas. De
fato, os muçulmanos sabem que, aquele que aceita alguns profetas e rejeita outros, na
verdade está rejeitando todos. Para um muçulmano, acreditar em Moisés e rejeitar
Jesus ou Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre ele) significa
refutar os verdadeiros ensinamentos de Moisés (que a Paz esteja sobre ele). 

    E acreditar em Jesus, mas não aceitar Moisés ou Muhammad (que a Paz e a
Bênção de Deus esteja sobre ele), é violar o que Moisés, Jesus e Muhammad (que
a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre ele) significaram. Para um muçulmano,
acreditar em Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre ele) e rejeitar
tanto Moisés como Jesus (que a Paz esteja sobre eles) é violar o seu próprio Livro Sagrado. "Aqueles que negam Deus e Seus apóstolos, e (aqueles que) querem separar
Deus de Seus apóstolos, dizendo:

"Acreditamos em alguns mas rejeitamos outros' intentando com isso achar uma
saída, são os verdadeiros incrédulos; porém, preparamos para eles um castigo
ignominioso." (Alcorão Sagrado, surata An Nissá 4:150-151)

    Portanto, o reconhecimento de todos os profetas é um artigo de fé e não uma simples
cortesia social ou uma afirmação diplomática. Espero que, com mentes e corações
abertos e, além disso, um estudo honesto e cuidadoso, seja possível um
reconhecimento mútuo maior.



O Papel Especial do Profeta Muhammad


    Mas, por que os muçulmanos em seu testemunho de fé dizem "Eu testemunho que não
há outra divindade além de Deus e que Muhammad é Seu mensageiro"?
Isto quer dizer que eles, na verdade, rejeitam os outros profetas? De fato, o papel
especial desempenhado por Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus esteja
sobre ele), como a confirmação e o último de todos os profetas, coloca os muçulmano
na posição, através da qual, honrar Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus
esteja sobre ele), implica honrar todos aqueles que vieram antes dele também.
Os muçulmanos sabem que não podem fazer distinções paroquiais ou fanáticas entre
os profetas.

''O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em
Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos
distinção entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. Só
anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso! A Ti será o retorno!'' (Alcorão
Sagrado, surata al-Bacara 2:285).

    Mas, o Alcorão também diz que Deus favoreceu mais alguns profetas, em talento e
desempenho, do que outros. Todos são irmãos, embora o único profeta com a missão
universal para toda a humanidade seja Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus
esteja sobre ele), que a paz esteja sobre ele.

    O muçulmano acredita que Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre
ele) é um irmão para Jesus, Moisés, Abraão e outros profetas (que a Paz esteja sobre
eles), mas o Alcorão afirma, com todas as letras, que o advento de Muhammad (que
a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre ele) foi predito pelos profetas anteriores a ele,
inclusive Moisés e Jesus (que a paz esteja com eles). Mesmo a Bíblia, em sua forma
atual, profetiza o advento do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus
esteja sobre ele) .

    Para o muçulmano, o Alcorão contém as palavras de Deus, reveladas direta e
literalmente ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre
ele). Muitas pessoas confundem o Alcorão com o "Hadith", ou ditos, do Profeta
Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre ele) o Hadith e Alcorão são
bem distintos. 

    Este último foi ditado a Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre ele), palavra por palavra, pelo Anjo Gabriel e imediatamente memorizada e registrada
por escrito. É importante assinalar que o Alcorão não foi escrito ou composto por
Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre ele). Defender o contrário
seria contradizer o que Alcorão fala sobre si mesmo e sobre Muhammad (que a Paz
e a Bênção de Deus esteja sobre ele); que o profeta não fala por si e sim que transmite
a revelação ditada a ele pelo Anjo Gabriel.


    Sugerir que o Alcorão tomou emprestado ou copiou revelações anteriores, seja a Bíblia
ou qualquer outra escritura, é, para o muçulmano, uma acusação de "plágio profético",
uma contradição. O fato de existirem algumas semelhanças entre o Alcorão e as
escrituras anteriores explica-se pelo fato de que Aquele que falou por intermédio
daqueles primeiros profetas é Aquele que revelou o Alcorão a Muhammad (que a
Paz e a Bênção de Deus esteja sobre ele), ou seja, Deus, o único e verdadeiro Deus.

    Contudo, o Alcorão é o último Livro Sagrado revelado que suplanta as escrituras
anteriores, e o único ainda disponível, cujas palavras e língua são as mesmas
proferidas pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre
ele).

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