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sábado, 5 de dezembro de 2015

Sheikh Mohamad Al Bukai - Doação de Órgãos"

Salam.


Segue aqui mais um ótimo artigo para tirar as dúvidas de muitas pessoas sobre doação de órgãos.


Palestra proferida pelo Sheikh Mohamad Al Bukai no Ato Ecumênico e Palestra sobre "Doação de Órgãos" na visão islâmica, realizada em 26/09/2011, às 14:00h, no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP.


Em nome de Deus, O Misericordioso, O Misericordiador


    Graças a Deus, O Criador dos Mundos, que as bênçãos e a paz estejam com todos os profetas e mensageiros e com todas as pessoas que seguem seus ensinamentos com benevolência.
    Agradeço a presença de todos e em especial aos organizadores deste evento pelo convite e a oportunidade que me foi dada em expor o ponto de vista do Islam sobre a doação de órgãos e tecidos humanos.
    Esta questão é recente, não havendo menção na história que relata o passado, a não ser por alguns pequenos implantes de pele, o destaque veio com o contínuo avanço e desenvolvimento da ciência no campo da saúde humana.
    A posição do Islam a esse respeito é clara e não deixa dúvidas. A comunidade de sábios e jurisprudentes islâmicos, reunidos no Congresso Islâmico de 06/02/1988, realizou várias interpretações de textos do Alcorão e da Sunna (tradições com base na vida e na prática do Profeta Muhammad, que a benção e a paz estejam com ele), para dar fundamento à declaração que torna licita a prática de doações de órgãos. O contexto das interpretações considera a doação um ato de humanidade recomendável e muito bem aceito.
    Os sábios se guiaram por meio de diversos versículos do Alcorão e das nobres narrativas (hadices) da sunna (tradição). Algumas das bases para fundamentar a sua condição lícita são: “QUEM MATAR UMA PESSOA, SEM QUE ESTA TENHA COMETIDO HOMICÍIDIO OU SEMEADO A CORRUPÇAO NA TERRA, SERÁ CONSIDERADO COMO SE TIVESSE ASSASSINADO TODA A HUMANIDADE; QUEM A SALVAR, SERÁ REPUTADO COMO SE TIVESSE SALVADO TODA A HUMANIDADE”. ALCORÃO, VERSÍCULO 32, SURATA 05 - AL MAEDA (A MESA SERVIDA).
    Fica óbvio nesse versículo que temos de ajudar outro ser humano a por fim ao sofrimento e à dor, caso isso seja possível, por meio de métodos que sejam de nosso conhecimento e estejam disponibilizados e ao nosso alcance.
    Na sunna do Profeta Muhammad (SAAS) há um dito que contem uma ordem dada aos crentes por ele, para que se mediquem e se tratem de todas as doenças: “(...) mediquem-se, ó sermos de Deus, pois Deus, para toda doença existente na Terra, disponibilizou a cura”.
    Em outro hadice, o profeta diz: “Não há doença cuja cura para esta não tenha sido disponibilizada por Deus (...) a disponibilidade existe para quem a procura e inexiste para quem opta pela permanência na ignorância”.
    Quando o Profeta foi perguntado sobre como conciliar a medicação e a prevenção das doenças e o tratamento por meio da imposição das mãos - Ciência do Rukai - com o que nos foi predestinado e reservado por Deus, ele respondeu: “A cura também faz parte da predestinação e do que Deus nos reservou”
    Aproveito para fazer a indicação de pesquisa sobre temas tais como: os conceitos no Islam do livre arbítrio, do poder da fé, da intenção, da contemplação e da submissão total aos desígnios de Deus.
    O transplante de órgãos deve ser inserido no contexto em que se encontrem meios para a cura; a procura de tais meios que leve à preservação do ser humano é lícita no Islam.

  • o Islam é paz, a paz leva à continuidade da vida e à saúde; 
  • o Islam é o equilíbrio; a boa saúde é uma das expressões do equilíbrio; 
  • o Islam promove os meios que levam o equilíbrio à vida do ser humano; 
  • a ligação com Deus, a família, a saúde e o trabalho são as bases para uma vida feliz e equilibrada; 
  • os meios para se chegar a esse equilíbrio devem ser conciliados de forma a alcançá-lo em sua plenitude.
    Logo, uma das regras conhecidas na ciência dos estudos islâmicos é: “TUDO É LÍCITO, ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO”.
    Não há escrituras, explícitas ou não, que proíbam a doação de órgãos. São encontrados somente textos que, por meio do razoamento, nos levam a constatar a sua licitude.
    Os muçulmanos e seguidores de diferentes religiões são unanimes ao aceitar a como lícitos os seguintes itens:

1. A doação de bens materiais e dinheiro em prol da melhoria da condição de vida do próximo. 
2. A doação de sangue para salvar a vida do próximo. 
3. A doação de leite humano para ajudar na sobrevivência de crianças mesmo que não sejam seus filhos.

     Partindo desta premissa, é permitida a doação de órgãos e tecidos para o fim de salvar vidas humanas.
    A doação de órgãos é considerada no Islam como uma caridade contínua, ou seja, mesmo após a morte do doador, a sua alma continuará recebendo as bênçãos e glórias pela eternidade. Disse o Profeta (SAAS): “No momento da morte do ser humano, é finda também a oportunidade de fazer a caridade e obter as suas bênçãos, a não ser que tenha realizado três tipos de caridade:

1. A caridade contínua. 
2. A propagação de conhecimento que deixem marcas e afetem as gerações futuras positivamente. 
3. A geração de um filho que receba os ensinamentos que o tornem benevolente e dirija suas súplicas a Deus em benefício de seus geradores.

    Assim, o doador de órgãos recebe as bênçãos de sua caridade de forma contínua pela eternidade, mesmo após a sua morte, pois Deus lhe concede a misericórdia e o perdão por seus pecados. Basta ter a sincera intenção de fazê-lo sem nenhum interesse que não seja a de agradar a Deus, O louvado, O altíssimo.
    As condições lícitas da doação de órgãos entre vivos, citadas pelos sábios islâmicos são:

1. gozar de pleno juízo para decidir; 
2. no caso de menores de idade, os seus responsáveis podem optar pela doação de seus órgãos e tecidos; 3. não doar órgãos que leve à morte do doador, como o caso do coração;
4. não doar órgãos que prejudique a saúde do doador; 
5. não doar órgãos em troca de dinheiro,bens materiais ou favores; 
6. não adquirir órgãos por meio do comércio legal ou ilegal destes.

    As condições lícitas da doação de órgãos de mortos para vivos citadas pelos sábios muçulmanos são:

1. permissão da pessoa em vida; caso este não tenha se posicionado em vida, os herdeiros têm o direito de decidir pela doação ou não; 
2. não doar órgãos em troca de dinheiro, bens materiais ou qualquer tipo de favor; 
3. não adquirir órgãos por meio do comércio legal ou ilegal destes.

Muito obrigado e Graças a Deus, o Senhor dos Mundos!


Texto sem alterações.



Sheikh Mohamad Al Bukai
 Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil – Mesquita do Pari 
Rua Barão de Ladário, 922 – Pari – São Paulo 
Telefone (11) 3311-6734 / 3311-8697
www.ligaislamica.org.br

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