Translate

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Jummah Mubarak

Salam !
    "Jummah Mubarak ou Feliz Dia de Jummah ou Feliz Sexta-Feira, no Islam é assim que nós muçulmanos nos saudamos no dia de Jummah pois é um dia muito especial para nós.
“Ó vós que credes!  Quando fordes convocados, para a oração da Sexta-feira, recorrei à recordação de Deus e abandonai os vossos negócios; isso será preferível, se quereis saber.”
(Alcorão 62:9)
    Todos os dias são dias de adoração para um muçulmano, mas a Sexta-Feira é um dia especial e superior, e os muçulmanos celebram este dia junto com seus irmãos e irmãs.
   Segundo nosso Profeta Muhammad (S.A.W.S), soubemos que “O melhor dia aos olhos de Deus é sexta-feira, o dia da congregação”
    As orações congregacionais (que são obrigatórias para os homens) são um dos deveres mais fortemente enfatizados no Islã
. Para as mulheres sabemos que  O Profeta Muhammad (S.A.W.S.) disse: "a melhor Mesquita de uma mulher é a sua casa".
    Mas isto não significa que as mulheres não possam orar na mesquita, pois há uma parte exclusiva para elas. E sim porque as mulheres são as que cuidam e zelam por seus lares e filhos, como já foi dito anteriormente, no Islam a mulher é bem vista e respeitada.
    No dia de Jummah os muçulmanos se reúnem na mesquita para a Oração da sexta-feira , que após a oração, se sentam para ouvir o sermão que o Imam/Sheikh que o  preparou,  e que é um momento especial para nos se aprofundar e aprender junto com outros irmãos, e para adquirir um melhor conhecimento sobre os diversos assuntos dentro do Islam.
    A sexta-feira consiste de doze horas,  e onde uma das quais é a hora em que as súplicas são concedidas pros crentes.  Esta hora é buscada durante a última hora depois de Asr (a terceira oração no dia).
Porque?
“Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente e escolhi para vós o Islã como sua religião.”
(Alcorão 5:3)
Uma história da vida do califa Omar  pode nos ajudar:
Uma pessoa erudita entre os judeus disse a Omar Ibn al Khattab:
“No Alcorão vocês leem certo versículo; se aquele versículo tivesse sido revelado para nós, celebraríamos aquele dia anualmente.”
Omar perguntou: “Que versículo é esse?”
O homem respondeu: “Hoje, completei a religião para vós.”  Omar então disse:“Verdadeiramente, lembro-me do dia e lugar em que esse versículo foi revelado.
Foi uma dupla celebração para nós.  Primeiro era uma sexta-feira, um dia de Eid (Eid é celebração) para todos os muçulmanos e, segundo, era o dia de Arafat (o dia mais importante do Hajj).” Omar também afirmou que esse versículo foi revelado depois de Asr (a oração da tarde) enquanto o profeta Muhammad  (S.A.W.S.) estava sentado em seu camelo.
   Portanto para nós é um dia muito especial onde nós oramos juntos, e um dia muito abençoado.
    Estas são algumas atividades da sexta-feira:
1-Cortar as unhas
2-Fazer o Ghusul (Banho Completo) e usar perfume (de preferencia sem alcool).
3-Ir para a Mesquita fazer a Oração da sexta-feira  (Salat Al-Jummah)
4- Ler a Suratu Al-Kahf
5-Fazer Muitos Dua's
6-Mandar muitos Salam ao nosso Profeta Muhammad (S.A.W.S.)
Espero que tenha ajudado.

7 comentários:

  1. Obrigada por me ajudar a entender o Islam. É uma Religião muito bonita, onde a Fé é muito forte!

    ResponderExcluir
  2. Como se responde ao Jummah Murabak

    ResponderExcluir
  3. Digite seu comentário...Obrigado pelo apoio foi muito útil e agradável a explicação. juma Mubarak

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela explicação, eu não sabia o significado de jummah Mubarak

    ResponderExcluir