Translate

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Umm habibah ramlah Bint Abu sufyan

Umm habibah ramlah Bint Abu sufyan (que Allah esteja satisfeito com ela):

🌸Nome e linhagem
O pai de Umm habibah  era Abu sufyan, sakhr Ibn Harb Ibn umayyah, o líder de Meca e o mestre de Banu umayyah. Sua mãe foi safiyyah Bint Abu al-AS al-umawiyyah, ela era uma irmã de affan Ibn Abu al-as que foi o pai de uthman Ibn affan. Seu marido foi ubayd Allah Ibn jahsh al-asdiyy, primo do profeta (a paz  e as bençãos estejam com ele) e o irmão de Umm al-muminin, zaynab Bint jahsh. O nome dela foi ramlah mas ela era frequentemente chamado por seu apelido, Umm habibah. Ela nasceu dezessete anos antes a missão do profeta (paz e bençãos estejam com ele).

🌸Abraçando o Islam

Ela e seu marido abraçaran o Islam nos primeiros dias e foram enumerados entre os primeiros muçulmanos. Ao saberem disso coraixitas se zangaram e Abu sufyan, líder do politeístas, foi surpreendido e não podia acreditar que a sua própria filha abandonou a religião de seu pai por causa do Islam. Abu sufyan nunca pensou que qualquer um poderia quebrar ou desobedecer a sua ordens, para ele foi uma feroz desafio quando sua própria filha deixou de adorar deuses e acreditava em Allah, único apenas. Tentou com todas as suas forças fazê-la regressar, mas era tudo em vão o seu coração já tinha sido ocupado com a luz da fé. Abu sufyan foi dominado por dor. Sentiu desgraça por não fazer sua filha reverter para a religião de seus pais. E quando coraixitas encontraram Abu sufyan descontentes com sua filha e seu marido, eles travaram uma guerra contra ambos, Umm habibah e seu marido, consequentemente, a vida em Meca tornou-se um pesadelo para eles.

🌸A emigração para a Abissínia:

Quando a vida em Meca se tornou difícil  demais para os muçulmanos, pois os politeístas foram longe demais em sua tirania e sua inimizade para com eles, o Profeta permitiu que seus seguidores, entre eles, Umm Habibah e seu marido, Ubayd Allah ibn Jahsh, para emigrar para a Abissínia. Depois de todas essas dificuldades sucessivas, Urnm Habibah pensou que ela viveria uma vida calma e pacífica. Ela estava alheia ao conhecimento de que Allah estava prestes a fazê-la passar pela experiência mais difícil que ela poderia pensar e depois que ela sairia mais forte e mais fiel. Estabelecendo-se na Abissínia, Urnm Habibah continuou sua adoração a Allah e começou a criar sua filha ao obedecer a Allah e a Seu Mensageiro. Por outro lado, no entanto, o marido passava a maior parte do tempo sentado e conversando com pessoas de outras religiões. Uma noite Urnm Habibah viu em seu sono que seu marido "Ubayd Allah ibn Jahsh estava em uma condição terrível e se perdeu em um mar profundo e escuro. Então ela acordou aterrorizada e não foi capaz de alcançar qualquer paz de espírito. Urnm Habibah (que Allah esteja satisfeito com ela) relatou a história dizendo: "Eu vi em meu sono meu marido" Ubayd Allah ibn Jahsh na pior e mais feia imagem. Eu estava apavoradq. Eu disse: "Por Deus ele mudou". De manhã eu o encontrei me dizendo que ele pensou sobre isso e decidiu que a melhor religião a ser adotada é o Cristianismo. Eu disse a ele: 'Não é melhor para você do que o Islam, e eu contei a ele sobre a minha visão, mas ele não prestou atenção e então se dedicou de todo coração a beber, dando a Urnm Habibah a liberdade de escolher se divorciar ou adotar o cristianismo.

🌸Paciência e persistência

Umm Habibah Ramlah, preferiu a satisfação de Allah apenas!
De repente, ela se viu ter que escolher entre três opções. O primeiro foi responder a seu marido que queria que ela renunciasse ao Islam e adotasse o cristianismo. Ela sabia muito bem que, se ela sucumbisse, o único resultado seria a desgraça nesta vida e na vida após a morte. Como ela poderia fazer isso para si mesma depois de provar a doçura da fé? Esta foi uma opção impossível para Umm Habibah. A segunda opção era retornar ao pai que ainda era descrente e lá ela ficaria desamparada e viveria em humilhação. A terceira opção era continuar morando na Abissínia como uma estrangeira, sozinha sem família, lar ou apoio. Se sentindo primida por causa das decisão que tinha que fazer, Umm habibah isolou de todas as pessoas ao seu redor. Sofreu uma feroz conflito entre sua natureza e sua fé, e se viu rasgado entre pena e auto-confiança, e medo e de segurança. Eventualmente, ela deixou sua carga mas mãos de Allah, o todo-poderoso, e ela tomou sua filha em seus braços e dormiram. Favorecendo Allah do conteúdo sobre qualquer coisa mais, Umm habibah (que Allah esteja satisfeito com ela) decidiu ficar  em abissínia até que Allah me mudasse o decreto. Era uma situação extremamente árdua para uma mulher viver sozinha no exílio com uma criança pequena, sem o marido. Com referência ao marido, ele morreu como um apóstata e sua recompensa final foi desgraça nesta vida e na vida futura, ele era culpado de apostasia e se esforçava para torná-la uma apóstata também. Se não fosse por sua fé profunda e sua forte convicção e sua confiança absoluta em Allah, o Todo-Poderoso, ela teria sido derrotada desde o primeiro momento pela frustração e tristeza, e não teria sido uma esposa do honorável Profeta (paz e bençãos estejam com ele) cujas imagens passam pela nossa mente sempre que nos lembramos de todos os belos atributos. Na verdade, Umm Habibah deu um maravilhoso exemplo da profunda fé em Allah, a verdadeira convicção, a bela paciência e a firme persistência; ela decidiu manter a fé e rejeitar todas as alegrias deste mundo.

🌸Um belo sonho:

Esta aflição que Umm Habibah (que Allah esteja satisfeito com ela) experimentou não durou por muito tempo como um acontecimento feliz estava esperando por ela uma vez que seu Iddah (o período prescrito de espera durante o qual uma mulher não pode se casar novamente depois de ser divorciada ou viúva) foi concluída. Umm Habibah viu em seu sono que alguém a chamava de "Mãe dos Crentes". Ela acordou e interpretou a visão que o Profeta (paz e bençãos estejam com ele) se casaria com ela. Sua interpretação da visão provou ser verdade. No momento em que seu período de espera terminou ela encontrou Abrahah, uma serva do Negus (an-Najashi), batendo em sua porta e dizendo que o Mensageiro de Allah (que a paz esteja e as bençãos entejam com ele) escreveu ao Negus pedindo a mão de Umm Habibah em casamento. Umm Habibah não podia acreditar em si mesma e se encheu de felicidade e alegria. Ela logo tirou todas as jóias que estava usando e as deu para Abrahah como  recompensa pelas boas novas que ela lhe trouxera. Ela então escolheu Khalid ibn Savid ibn al-SA para ser sua guardiã no casamento. Ela sentiu que ela era a mulher mais feliz do mundo, e como ela poderia não se sentir assim enquanto se casaria com o melhor homem da terra?

🌸A Cerimônia de Casamento:

Os companheiros que viviam na Abissínia se reuniram no palácio do Negus para testemunhar o casamento de Umm Habibah com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bençãos estejam com ele). Entre os que compareceram à cerimônia de casamento estavam Jafar ibn Abu Talib, Khalid ibn Said ibn al-As e Abd Allah ibn Hudhafah as-Sahmiyy. O Negus começou a cerimônia fazendo um discurso. Ele disse: "Graças a Allah, o Altíssimo, A Paz, O Supremo, O Líder, O Todo-Poderoso e O Potente Sublime. Testifico que não há Deus além de Allah e que Muhammad é Seu Servo e Mensageiro e que ele é o Profeta mencionado por Isa ibn Maryam Agora o Mensageiro de Allah (a paz esteja com ele) pediu-me para dar-lhe a mão de Umm Habibah em casamento e eu respondi o seu pedido e aqui dou-lhe quatrocentos dinares dourados como seu dote ".  De entre todas as esposas do Profeta, Umm Habibah foi o único que recebeu um dote tão alto. A esse respeito, o Imam adh-Dhahabi disse: "... E ela, por exemplo, Umm Habibah, era uma das parentes do Profeta, e sim a mais próxima. Além disso, recebeu o dote mais alto e foi a única que foi casada com ele estando longe na Abissínia. Após o discurso do Negus, Khalid ibn Sasid (que Allah esteja satisfeito com ele) fez um discurso dizendo: "Graças a Allah, a quem busco sua ajuda e peço perdão. Testifico que não há deus além de Allah, o único Quem não tem um parceiro, testifico que Muhammad é seu servo e seu mensageiro, que Allah enviou com orientação e religião da verdade, e fará com que ele prevaleça sobre todas as religiões, mesmo que os incrédulos a detestem. o Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) e eu lhe dei a mão de Umm Habibah em casamento. Que Allah conceda Suas Bênçãos sobre Seu Mensageiro e que Umm Habibah desfrute da bondade que Allah concedeu a ela."

🌸A verdade pronunciada pelo inimigo:

Abu Sufyan, pai de Umm Habibah, ainda vivia em Meca lutando contra o Mensageiro de Allah (que a paz e as bençãos estejam com ele). Quando soube que sua filha era casada com Muhammad, ele disse: "Ele é um homem excelente e incomparável". Apesar de sua detestação, ele sentiu que o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele), Abu Sufyan não pôde deixar de admitir a verdade sobre seu inimigo, o Profeta (paz e bençãos de Allah sobre ele).

🌸Abu Sufyan Abraçando o Islam:

Umm Habibah nunca desistiu da esperança de que seu pai pudesse abraçar o Islam como Umar ibn al-Khattab, Khalid ibn al-Walid, Abu al-as ibn ar-Rabis e seu irmão Muawiyah (que Allah esteja satisfeito com eles todos). Ela temia que seu pai morresse no politeísmo e, consequentemente, fosse proibido de entrar no Paraíso. Ela continuou orando a Allah e implorando a Ele para guiar seu pai para o caminho certo e ela sempre recitou o verso onde Allah, o Todo-Poderoso: *"É possível que Deus restabeleça a cordialidade entre vós e os vossos inimigos, porque Deus é Poderoso, e porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo."* (Nobre Alcorão capítulo Al-Mumtahana verso 7) O ponto de partida de Abu Sufyan abraçar a religião de Allah e de todos os Profetas e Mensageiros, foi exatamente antes da conquista de Meca.

🌸Seus méritos:

Toda mulher Muçulmana deve aprender com a lealdade e confiança de Umm Habibah em Allah, o Todo-Poderoso. Essa grande dama não lamentou um marido sem valor que vendeu sua religião em prol dos prazeres mundanos. Ela não cedeu às suas pressões para desistir de sua religião. Ela, em vez disso, preferiu suportar os sofrimentos de viver sozinha. Ela fez essa escolha árdua, apesar de sua necessidade de um marido para protegê-la e cuidar de sua filha. Sua recompensa foi assim a maior, para Allah, o Todo-Poderoso, deixá-la ser uma esposa de Seu Mensageiro escolhido (que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele). Sem dúvida, ela deve ser um exemplo a ser seguido. Umm Habibah (que Allah esteja satisfeito com ela) viveu quase quatro anos com o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele). Desde o primeiro momento em que ela entrou em sua casa, ela começou a aprender com ele. Ela nunca estava cansada de procurar conhecimento. O Alcorão e os hadiths proféticos foram a primavera da qual ela nasceu. Ela relatou sessenta e cinco hadiths sobre a autoridade do Profeta (que a paz e as bençãos de Allah esteja com ele). Entre aqueles que relataram os hadiths do Profeta em sua autoridade estavam: sua filha, Habibah, seus sobrinhos, Abdullah ibn Utbah ibn Abu Sufyan e Abu Sufyan ibn Savid ibn al-Mughirah, Urwah ibn Hisham ibn al-Mughirah, Abu Salih como Samman, Zaynab bint Abu Salamanca, filha do passo do Profeta, e seus irmãos, Muvawiyah e Anbasah.

🌸Umm Habibah e a Comunidade do Paraíso:

O Profeta Muhammad (que a paz e as bençãos estejam com ele) amava Umm Habibah e a apreciava muito. Ele a favoreceu com seu discurso e ele (que a paz e as bençãos estejam com ele) disse a ela que ela e seu irmão, Muawiyah (que Allah esteja satisfeito com eles), estariam entre os residentes do Paraíso. Al-Hasan disse: "Muawiyah foi ao Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) um dia e quando ele viu Umm Habibah sentado ao lado dele, ele saiu". O Profeta então disse: "Ó Muawiyah, volte!" Muawiyah voltou e sentou-se com eles. O Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) disse: "Por Allah, eu desejo que você e eu e  Umm Habibah nos sentamos no Paraíso.

🌸Após o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele):

Umm Habibah (que Allah esteja satisfeito com ela) testemunhou com o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) a grande conquista de Meca. Ela viveu uma vida pacífica ao seu lado, seguindo sua orientação e seu exemplo em toda ação e enunciado. Quando ele (paz e bençãos sobre ele) faleceu, ele se contentou com ela e depois de sua morte ela levou a vida de um verdadeiro adorador. Umm Habibah viveu até que ela testemunhou o califado de seu irmão, Muawiyah (que Allah esteja satisfeito com ele). Ela, no entanto, não participou da vida política após a desordem durante a era de Utthman. Ela mantinha uma relação afetuosa com as outras Mães dos Crentes. Aishah disse, "Umm Habibah, em seu leito de morte, me convidou e disse: 'Nós costumávamos tratar umas as outras como esposas companheiras, aquilo que eu peço a Allah é  que nos perdoe. Sobre isto Umm Habibah disse: 'Que Allah permita que você se alegre pelo que fez por mim'. Além disso, ela convidou Umm Salamah e disse-lhe o mesmo. Umm Habibah morreu em quarenta e quatro AH em Madinah e ela foi enterrada em al-Baqi (que Allah esteja satisfeita com ela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário