Translate

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Safiyyah Bint Huyayy

Safiyyah Bint Huyayy (que Allah esteja satisfeito com ela):

Safiyyah bint Huyayy era uma esposa do Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele). Ela é descendente de Harun (Arão), o Mensageiro de Allah e irmão de Musa (Moisés) (que a paz esteja com ele).

🌸Nome e Linhagem:
Seu pai era Huyayy ibn Akhtab ibn Sayah, o líder dos judeus e o arquiinimigo do Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele). Huyayy pertencia a Banu an-Nadir e estava entre aqueles que foram expulsos do Mensageiro de Allah de Madinah por terem violado sua promessa com ele. Ele se mudou para Khaybar e ficou lá. No entanto, ele não parou de conspirar contra o Profeta (paz e bençãos sobre ele), nem desistiu de colocar armadilhas para ele. Ele inflamou Quraysh e os confederados com raiva e ódio contra o Mensageiro de Allah. Ele, além disso, levou Banu Quraydhah contra o Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) até que eles também violaram sua promessa com o Profeta e house seu fim com todos eles. Quanto a sua mãe, ela era Barrah bint Samual al-Quradhiyyah. Ela pertencia a Banu Israil, descendente do neto Lawa ibn Yaqub. Ela não abraçou o Islam e pode ser que ela tenha morrido como descrente.

🌸Seu casamento com o profeta (que a paz esteja com ele):

♥ Safiyyah (que Allah esteja satisfeito com ela) abraçou o Islam no Dia de Khaybar. Foram reunidos os prisioneiros de guerra. A grande Companheira, Dihyah al-Kalbi, veio e disse ao Profeta (paz e bençãos sobre ele): "Mensageiro de Allah, você me daria uma menina das mulheres cativas." O Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) disse: “Vá e pegue (qualquer) um deles.” Ele escolheu Safiyyah bint Huyayy. Veio uma pessoa ao Profeta de Allah (que a paz esteja com ele) dizendo-lhe: "Ó Mensageiro de Allah, você deu a Safiyyah bint Huyayy, a Senhora de Quraydhah e al-Nadir sobre Dihyah, mas ela é digna de você apenas". O Profeta (que a paz esteja com ele) disse: “Chame-o junto com ela.” Quando o Profeta de Deus a viu, ele disse: “Tome qualquer outra mulher dentre os cativos.” Como resultado, Dihayah escolheu a irmã de Kinanah ibn. Abu al-Haqiq, o ex-marido de Safiyyah.

♥ O Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) deu a Safiyyah a liberdade de escolher se deveria ser libertada e retornar ao seu povo ou abraçar o Islam e se casar com ele. Com grande prazer Safiyyah disse: "Eu escolho Allah e Seu Mensageiro". O Profeta (que a paz esteja com ele) a libertou e esse foi seu dote. Safiyyah então disse: "Ó Mensageiro de Allah, eu amei o Islam muito antes de você me convidar para abraçá-lo. Eu não tenho desejo na religião judaica. Você me deu a liberdade de escolher entre politeísmo e islamismo. Eu escolho Allah e Seu Mensageiro, que são mais preciosos para mim do que obter minha liberdade e retornar ao meu povo." 

♥ De bom grado e com grande convicção e conteúdo, Safiyyah (que Allah esteja satisfeito com ela) escolheu abraçar o Islam. Embora ela amava o Islam desde os doze anos de idade, Safiyyah não se atreveu a declarar seus sentimentos em uma atmosfera tão corrupta, cheia de ódio e inimizade contra o Islam e com o Mensageiro de Allah. Ela se ressentiu profundamente da atitude de seu pai e tio quando ambos reconheceram Muhammad como o profeta esperado, mas insistiram em travar uma guerra contra ele. Desde aquela época, Safiyyah começou a amar o Islam e a amar o Profeta (que a paz esteja com ele). Eventualmente, no Dia de Khaybar ela teve a chance de declarar em voz alta sua escolha de Allah e Seu Mensageiro e se juntar à sociedade Islâmica, assim o Profeta casou com ela após sua reversão ao Islam.

🌸Safiyyah - adoradora humilde:

Safiyyah (que Allah esteja satisfeito com ela) era um adorador humilde e uma crente piedosa. Sobre ela ibn Kathir disse: "Ela era uma das melhores mulheres em sua adoração, piedosa, com ascetismo, devoção e caridade. Ela (que Allah esteja satisfeito com ela) costumava lembrar de Allah o tempo todo. Aqui seu escravo, Kinanah, disse , "Eu ouvi Safiyyah dizendo:" O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) um dia veio a mim e me encontrou glorificando Allah usando quatro mil caroços de tâmaras. Ele (a paz esteja com ele) disse: 'Devo ensinar-lhe um melhor caminho para glorificar Allah? Ela disse: "Ensina-me". Ele (que a paz e as bençãos estejam com ele) disse: 'Diga, Subhana Allah (Glória a Allah) tão numerosa quanto o número de Suas criaturas.'" Safiyyah também estava intensamente interessada no Livro do Seu Senhor, o Alcorão. Ela costumava recitá-lo com profunda contemplação e com grande humildade e ouvir seus versos. Aqui Abd Allah ibn Ubaydah disse: "Um grupo de pessoas reuniu-se na sala de Safiyyah, uma esposa do Profeta (a paz e as bençãos estejam com ele). Eles se lembraram de Allah, recitaram o Alcorão e se prostraram. Safiyyah os chamou dizendo: 'Você prostrou e recitou o Alcorão, mas onde está o seu choro (por temer Allah)? '' Uma mulher muçulmana deve dedicar-se a adorar a Allah (Glorificado e Exaltado seja Ele). Ela também deve recitar o Alcorão frequentemente em profunda meditação e contemplação e deve estabelecer para si uma seção do Alcorão para ser recitada diariamente. Safiyyah (que Allah esteja satisfeito com ela) foi caracterizada por vários méritos e virtudes. Ela era nobre, sensata, bonita e religiosa e seu maior mérito era seu casamento com o Profeta (que a paz esteja com ele)

🌸Sua morte:

Safiyyah (que Allah esteja satisfeito com ela) viveu muito depois da morte do Profeta (que a paz esteja com ele). Ela dedicou sua vida a adorar a Allah, o Todo-Poderoso, pois ela era uma firme e forte crente. Ela viveu na era dos Califas corretamente guiados e testemunhou seus eventos e experimentou muitas provações naquela época. Ela era uma mulher única e nunca tinha sido passiva. Ela sempre provou ser uma mulher paciente e tolerante, e desempenhou um papel importante em muitos dos incidentes fatais da história, como seu forte papel no apoio a Uthman ibn Affan, o Califa dos Muçulmanos. Em 50 AH Safiyyah (que Allah seja satisfeito com ela) faleceu com a idade de sessenta e nove. Quando Abd Allah ibn Abbas ouviu falar de sua morte depois de realizar a oração da manhã, ele prostrou. Embora o Profeta (a paz esteja com ele) proibiu a prostração naquele momento do dia, ainda assim ele (a paz esteja com ele) disse: "Se você vir um sinal, você deve prostrar-se." Aqui, Abd Allah ibn v Abbas disse: "E o que é um grande sinal seria a morte das esposas do Profeta. Safiyyah foi então enterrado em al-Baqi com as outras mãe das crentes e com as filhas  do Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele) e seu funeral foi assistido por um número de grandes companheiros (que Allah esteja satisfeito com todos eles).

Nenhum comentário:

Postar um comentário