Translate

sexta-feira, 9 de março de 2018

Contrato de casamento - parte 3

     Salam aleikum (a paz seja com você), hoje terminando o tema "Contrato de casamento", espero ter ajudado em algumas dúvidas.
Que Allah (Deus) nos dê sabedoria e discernimento para aprender, fazer o bem e sair do caminho de ignorância e desrespeito.

Agradeço aos que lêem o blog, o layout não anda muito bom pois uso o APP do blogger que é limitado, porém me possibilita escrever em qualquer lugar.

O Mahr (dote)

     O próximo elemento do contrato matrimonial é um presente de casamento obrigatório dado pelo marido à sua esposa. Em árabe, este dote é chamado de mahr ou sadaaq.

     Deus Altíssimo, disse: “E concedei às mulheres, no casamento, sua sadaaq como dádiva.” Suratu An’Nisaa 04:04

     O Mahr é único da mulher e ninguém pode tomar nada disso sem sua permissão – nem mesmo seus pais. O dote pode ser na forma de dinheiro, jóias, roupas ou outras coisas materiais. Também pode ser um dom não material. A shariah islâmica não especificou qualquer quantidade, mas deve estar em conformidade com a capacidade financeira do marido e com o que é razoável para a noiva em seu estatuto social.

         Normalmente é determinada por acordo entre o marido e a a esposa ou seu Wali. Uma mulher veio ao Profeta (saws) e ofereceu-se para ele e ele recusou, então um homem que estava presente com ele disse: “Ó Mensageiro de Deus!Case-a para mim? “O Profeta lhe perguntou. ”Você tem algo para dar a ela? “Ele disse: “Não.” O Profeta (saws) disse: “Dê a ela pelo menos um anel de ferro. Mas ele ainda não podia pagá-lo. O Profeta (saws) perguntou-lhe então: Você memorizou qualquer parte do Alcorão? Ele respondeu: Tenho memorizados alguns capítulos, tais e tais. O Profeta(saws) disse então:“…Eu caso-a para você pela parte do Alcorão que você memorizou.

     Isto significa que ele deverá ensinar-lhe algumas das coisas que ele memorizou, e tratá-la gentilmente com base nessa memorização.
Tudo isso seria muito mais benéfico para a noiva que muitos dos presentes materiais. A saber, o melhor do dote é aquele que é leve e fácil sobre seu marido.
Este é realmente um sinal de bênção para a noiva, como o Mensageiro de Deus (saws) disse: Na verdade, um sinal de benção para uma mulher é o seu noivado, o dote e o dar à luz, sejam facilitados” Ahmad, al-Haakim, e outros, a sua corrente de hadith é de acordo com Hasan al-Albani.

     Ibn Omar al-Khataab (r) uma vez fez um sermão no qual disse: Não seja excessivo em relação ao dote da mulher”.
Recomenda-se dar o dote da noiva imediatamente após a execução do contrato matrimonial. No entanto, é uma prática muito comum, dividir o dote em duas partes, uma parte no ato e outra adiada. Porém, o adiamento do Mahr é em geral, um costume inovado e inconveniente, longe da prática normal encontrada na Sunnah. Sendo que é para ser um presente antes de ter qualquer intimidade com a noiva.

Condições

     No momento da realização do contrato de casamento, as duas partes podem estabelecer condições cuja violação pode invalidar o contrato matrimonial. Isto é aceitável desde que as condições não violem quaisquer princípios islâmicos.

     O Profeta Muhammad (saws) disse: Toda condição em desacordo como livro de Allah é nula,mesmo que seja de uma única sentença ou condição”. Sahih Bukhari e Muslim

     Um exemplo de uma condição, é que a mulher estabeleça que ela permaneça numa terra especial durante seu casamento. As condições são normalmente fixadas ao lado da esposa, porque o marido pode terminar o casamento proferindo o divórcio.

Execução do contrato

     É recomendado que se realize o Haajah Ul-Khutbata cerimônia de casamento” para começar, como foi relatado por Ibn Masoud e Jabirem Tabaraani Bukhari e no A-Taareekh.

     Os principais pilares do contrato matrimonial são a oferta e a aceitação, conhecidos como Ijaab e qabool. Eles significam o acordo e a aceitação mútua entre as duas partes a aderir a este vínculo matrimonial. O Ijaab e o qabool devem ser indicados de forma clara,  as palavras devem ser bem definidas em um único e mesmo encontro, e na presença das testemunhas. A pessoa que conduz a cerimônia pode ajudar as duas partes a fazerem a oferta e aceitação através das palavras.

     Documentar o contrato de matrimônio não é um requisito para validar o contrato. No entanto, é importante documentar para uma referência futura, e para preservar os direitos do marido e da esposa. Uma vez que o contrato de matrimônio é executado, todos os direitos e responsabilidades para as duas partes se tornam imediatamente exigíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário