Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Mashbooh

Salam!

    Nas políticas sociais do Islam, o que é permito é considerado Halal e o ilícito é chamdo Haram. Mas há também o termo Mashbooh, que significa suspeito ou duvidoso.
    Por exemplo, se na hora de adquirir ou consumir determinado alimento ou bebida a pessoa tem dúvida se é Haram ou Halal, tal alimento ou bebida é considerado Mashbooh.
    Em geral são alimentos com mais de uma fonte de matéria prima. Por exemplo a gelatina extraída de vegetais, bovinos, ovinos é Halal, mas se for de suíno é Haram.
    Muitos alimentos Halal se tornam Haram a partir do momento em que é adicionado algo  que é não é permitido.  Como por exemplo o uso do álcool ou algum derivado alcoólico,  o uso de algum derivado derivado ou de próprio elemento suíno. Muitas empresas possuem selo Halal. Mesmo que trabalhe com produto suíno, tem-se a certeza de que o ilícito não contaminou o lícito. Como por exemplo a Seara, Sadia, JBS (possui marcas como a Friboi).
    Lembrando que suíno é considerado estritamente Haram. 
        Para total informação eu aconselho visitar a página brasileira que é voltada apenas para isto, a página dá dicas e detalhes sobre os alimentos além da lista completa das empresas que possuem o selo Halal.  Podemos ver que ingredientes muito comuns em alimentos são ilícitos para os muçulmanos.  A lista de ilícitos possui itens como por exemplo:
* Pepsina - enzima extraída do estômago de suínos.
* Lípase - enzima extraída do fígado, pâncreas ou estômago de suínos e animais. Também é extraída de vegetais.  Quando extraída de vegetais é considerado Halal e quando extraída de animais é considerado Haram.
* Al-Cisteína - muito usado em panificação e aromas. Extraído a partir  de fios de cabelo humano, penas de aves e materiais sintéticos. É Halal se obtida de material sintético como o petróleo ou de penas de aves como frangos e patos. Mas é estritamente Haram se proveniente de cabelo humano.
* Gelatina - colágeno extraído de peles e ossos de animais,  a grande maioria encontrada no Brasil é proveniente de suínos,  portanto estritamente Haram. Mas possuem as de origem vegetal ou de peixes. A legislação brasileira não obriga as empresas a colocarem nas embalagens a origem do produto mas algumas marcas  especificam.
* Corante vermelho "carmin" - corante usado em bebidas como refrigerantes e alimentos como salgadinhos industrializados.  É extraído de partes secas da fêmea do inseto Dactilipius Coccusque vive em cactos nativos em regiões do México e são cultivados na América do Sul. É considerado Haram seguindo os ensinamentos do senhor Hanafi Muzhab.
* Álcool - não apenas o álcool mas  qualquer bebida inebriante.

www.cibalhalal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário